Saúde & bem-estar

Saiba quais são os alimentos que fazem muito mal à saúde

O site HealthyDietBase elaborou uma lista com os alimentos que prejudicam a nossa saúde. Saiba quais são:

– Bolachas de pacote: Um dos principais ingredientes que compõem estas bolachas é o óleo vegetal hidrogenado. Este contém gordura trans e saturada. Para além disso, estão cheias de açúcar. Por exemplo, só uma bolacha Oreo com duplo creme contém 5 colheres de chá de açúcar;

– Carnes frias: Usamo-las nas sanduíches e nas refeições rápidas, mas a verdade é que não fazem nada bem à nossa saúde. Estes alimentos têm nitrato de sódio, um conservante que já foi associado ao desenvolvimento de doenças cancerígenas.

– Queijo: Apesar de estar cheio de cálcio, proteínas e nutrientes, o queijo contém ácido linoléico, um tipo de gordura que, apesar trazer benefícios ao organismo (como a prevenção de doenças cardíacas), podem ser perigosíssima. Se for consumido em excesso, o queijo (e o consumo deste ácido) pode levar a um aumento de peso e a problemas de coração, devido à quantidade de gordura saturada. Vários estudos ligam o consumo excessivo de queijo ao desenvolvimento de problemas cancerígenos;

– Cachorros: Normalmente, são feitos de carne de porco ou aparas de carne e gordura, além disso contêm conservantes. A ciência já provou mais uma vez que estes aditivos estão ligados a problemas de saúde.

– Refrigerantes: Contém açúcar e os temidos conservantes, além de outros ingredientes. Um estudo, que envolveu mais de 500 alunos durante 19 meses, descobriu que, para cada refrigerante uma criança bebeu, houve um aumento de 0,24 kg / m2 no índice de massa corporal (IMC).

– Cereais: Muitos deles são enriquecidos com vitaminas A, niacina, zinco e com quantidades mais do que 30 por cento da ingestão diária recomendada de um adulto. Há que ter atenção à tabela nutricional dos cereais que compra.

– Massa: O consumo excessivo de massas leva ao aumento de peso, que, a partir de um certo patamar, leva ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Por ser um alimento com muitos hidratos de carbono e com um alto nível glicémico, os níveis de açúcar no sangue sobem assim que o alimento é digerido.

– Batata frita de pacote: são ricas em gordura e contribuem para o aumento do peso. Uma porção, que é cerca de 15 a 20 batatas, contém 154 calorias e 10 gramas de gordura.

– Panquecas: Tem uma combinação de gorduras saturadas, açúcares e sal, que aumentam o risco de problemas cardíacos, diabetes, pressão arterial elevada, e muitos mais.

– Iogurtes: A ingestão de excesso de cálcio tem sido associada a pedras nos rins, cancro da próstata, e o acumular de cálcio nos vasos sanguíneos, que perturba a circulação sanguínea adequada e oxigenação dos seus órgãos.

– Batatas fritas: Uma pequena porção de batatas fritas de redes de fast food como McDonalds, KFC ou Burger King tem uma média de 200-340 calorias.

– Gelados: Têm um alto teor de gordura, que aumenta os níveis de coleresterol.

– Salgadinhos: O alto teor de sal dos salgadinhos prejudicam a pressão arterial, além de fazer a retenção de água e contribuir para o aumento do peso.