Televisão

RTP vai deixar de pagar a comentadores políticos

O presidente da RTP afirmou na quarta-feira, dia 17, que as direções de informação da televisão e rádio estão a trabalhar em novas regras para os debates políticos, onde se prevê que “tendencialmente” os políticos no ativo deixem de ser pagos.

Gonçalo Reis foi ouvido na comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação sobre o relatório e contas de 2014 e plano de atividades e orçamento da empresa para este ano.

Quando questionado sobre eventuais avenças milionárias de comentadores políticos na estação pública, Gonçalo Reis sublinhou que “a decisão sobre debates políticos cabe à direção de informação”, que está a preparar um conjunto de medidas nesta área, nomeadamente para que os debates sejam “cada vez mais plurais”.

“Julgo que (a direção de informação) tem conduzido muito bem” este processo, salientou Gonçalo Reis. O responsável apontou que a direção tem vindo a “reformular a sua política para os debates”, nomeadamente ao “fomentar debates cada vez mais plurais, abertos”, em que “não deve haver políticos sozinhos em espaço de opinião – devem estar em confronto”.

“A política que a direção de informação” está a desenvolver é a de “não pagar tendencialmente a políticos no ativo”, acrescentou.