Saúde & bem-estar

Medicamento experimental regenera tecidos danificados

Um remédio experimental promete revolucionar a medicina regenerativa, uma vez que conseguiu reparar tecidos danificados do fígado, cólon e medula óssea em ratos de laboratório. Caso a terapia também funcione em seres humanos, pode vir a salvar vidas de muitas pessoas com doenças graves de cólon ou fígado, incluindo algumas formas de cancro.

Os especialistas advertiram que a pesquisa está ainda num estágio muito precoce e que mais testes são necessários antes que possam ser feitas experiências em humanos.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Case Western Reserve e do Centro Médico UT Southwestern, nos Estados Unidos. “Estamos muito animados”, afirmou o co-autor Sanford Markowitz, professor de genética na Universidade de Medicina da Case Western Reserve. “Desenvolvemos uma droga que age como uma vitamina para as células estaminais de tecidos, estimulando a sua capacidade de reparar tecidos rapidamente”, acrescentou.

“O medicamento cura danos em muitos tecidos, o que sugere que poderia ser aplicado no tratamento de diversas doenças”, explicou.
Até agora, a droga só é conhecida como SW033291. Pode “desligar” a atividade de um produto do gene que é encontrado em todos os humanos, a 15-hidroxiprostaglandina desidrogenase(15-PGDH). Este, por sua vez, resulta na produção de mais prostaglandina E2, que estimula o crescimento e a reparação de diversos tipos de tecidos de células estaminais.