De chorar por mais

Casta 85

Em Terra de Rainhas
Não me lembro de, para além de passagens fugazes ter visitado Alenquer. Tive a oportunidade de o fazer recentemente e confesso que fiquei, como quase sempre que passeio pelo “meu” Portugal desconhecido, agradavelmente surpreendido.
Alenquer é uma vila bonita. Rica em história desde que a Rainha Santa a tomou como dote e se perpetuou como legado que era dado às Rainhas Portuguesas.

É também terra do Espírito Santo e talvez essa inspiração lhe dê aquele ar elegante e pleno de sabedoria que transpiram das muitas casas de turismo de habitação ou daquela avenida central cortada ao meio pelo rio que também toma o nome da Vila.
Com outras relevâncias históricas como Damião de Góis, o sábio da corte de Dom Manuel, ou Pêro de Alenquer o capitão mor da S. Gabriel uma das três caravelas portuguesas que cumpriram a descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Sendo uma terra de grandes vinhos – o Oeste foi das regiões que nos últimos anos mais evoluiu, não é uma terra de tradições gastronómicas profundas.

Mas há poucos meses, talvez para colmatar essa “falha de mercado” um jovem da terra e outro, de Azambuja, que por esta literalmente se enamorou fizeram um restaurante de se lhe tirar o chapéu.

Casta 85

É o Casta 85 – localizado num espaço muito bonito, num primeiro andar envidraçado em cima do Rio. A decoração intimista e moderna vem na linha de um certo ar cosmopolita que se respira em todo o espaço.

O Serviço é delicado e atento e, em cada pormenor, se percebe que este é um projecto feito com grande paixão.
De facto, João Simões e Filipe Lourenço, ambos nascidos em 85, transformaram a data numa casta que dá o nome ao restaurante.

Os dois amigos tiveram já experiências nacionais e internacionais e essa multiplicidade de experiências nota-se na construção de um carta bem feita, ambiciosa e de grande fulgor gastronómico.
Não tivemos coragem que chegue para os menus degustação compostos de 5 a 8 pratos e com várias propostas de harmonização.

Mas o resto da lista, com as Entradas, as Canjas e Sopas, as Carnes e o Peixe, são mais do que suficientes para nos sentirmos ainda hesitantes nas opções a tomar.

Não resistimos aos ovos rotos e eles lá se apresentaram, no seu melhor figurino com a batata frita partida aos palitos, o presunto serrano cortado muito fino e os ovos estrelados que são partidos à mesa e envoltos na gordura da batata e do presunto. Registamos ainda o folhado de queijo de cabra gratinado com mel, os deslumbrantes carpaccios, a vieira corada com espuma de batata e trufa, ou o risoto de codorniz com cogumelos. Tudo com aprumo palatino elevado, e com apresentação requintada.

Casta 85_1

Passados à substância, fomos directos ao pernil com grelos. Ligeiramente caramelizado para que a pele grossa do pernil fique ainda mais crocante, o pernil apresentou-se bem, com um único reparo para as natas que acompanharam os grelos e que não eram ali necessárias. A compensar uma batata doce excelente que casava bem com o prato e estava no seu ponto ideal de assadura.

Excelente o polvo, chamado da nossa costa e o bacalhau de meia salga que vinha aberto e reluzente com um azeite virgem seleccionado que lhe mimava as texturas e os sabores. Surpreendente, pelo rigor com que é feita e apresentada, a coxa de pato confitada com risoto de cogumelos.

Dizem-nos que um dos ícones da casa que não provamos é a raia dourada com manteiga e acolitada e risoto de coentros e lima. Uma razão segura para cá voltarmos. Doces caseiros, a base de ovos e de tartes bem feitas de lima, laranja e frutos silvestres.

Carta de vinhos a mostrar que nesta casa não se brinca, com propostas nacionais e internacionais a baixo custo e de enorme qualidade. Parabéns pela coragem de não fazerem a féria no vinho. Bebemos um excelente Pinot Grigio da Quinta do Carneiro, fresco e jovial, como esta casta sabe ser quando encontra um terroir como o nosso.

Na sala, vale a pena repetir, tudo se passa, com elegância, atenção e profissionalismo, sobre a batuta acolhedora do Chefe David Nunes.

Por isso, caro leitor, se passar por esta Terra de Rainhas não deixe de vir a este Rei da gastronomia alenquerense que é o Casta 85, um restaurante que certamente ainda vai dar que falar.

Casta 85_2

RESTAURANTE CASTA 85
Largo do Espírito Santo, 3
Alenquer
Tlf.: 915 761 911