De chorar por mais

Casa Lindo

Quem não experimentou num destes dias soalheiros em que o Verão se anuncia, a passear nas margens do Douro que ligam o Porto a Gondomar, não deixe de o fazer. Pelas razões do passeio, claro está, porque a viajem é bonita, com o Douro exuberante a desviar-nos as vistas. Mas também porque de um lado e do outro da estrada há propostas degustativas que vale a pena conhecer.

Há novidades, sempre, que nesta coisa da restauração e da gastronomia os portugueses não param quietos, mas há casas que até pela sua prevalência se vão entranhando em nós na garantia de qualidade que oferecem a quem as visita.

Um desses bons exemplos é a Casa Lindo, dirigida por um casal encantador que tantos bons momentos de autêntica gastronomia nos tem proporcionado. Somos fiéis, devotos fiéis, à presença assídua na Casa Lindo no tempo da lampreia e do sável.

Casa Lindo1

É um dos bons ícones de Portugal. Na lampreia e na Casa Lindo, vale tudo: – desde a excelência da Bordalesa, com o molho grosso e aveludado, pejado das boas ovas que exigem a presença das fêmeas até ao arroz, que já pode ser macho, como nós, mas deve ser servido no ponto certo da abertura – deixando que a lampreia se alargue na mesma textura aveludada, e única, e naquela sapidez que só os seus indefectíveis entendem.

Mas se eu vou à Casa Lindo não dispenso o sável – nem que seja só para provar: Frito em fatias finíssimas que não deixam que as espinhas estorvem. De escabeche com aquele avinagrado que envolve a farta cebolada, nas ovas (as melhores do mundo!) panadas, cozidas ou numa açorda que aqui se faz com predicados que nem conseguimos enumerar.

Claro que a Casa Lindo tem muitas outras coisas. Em visita recente comemos um rodovalho fresquíssimo com uma salada de tomate de encantar e ficamos naquela varanda fresca em cima do Douro a petiscar uma cerejas de Resende e a pensar que a vida assim por peso que tenha não deixa de ser mais alegre e ligeira.

Casa Lindo5

No peixe, pode pedir o que quiser porque é sempre fresco e tem a garantia da casa. Os linguados e o robalo estão habitualmente presentes e não desiludem ninguém pela frescura da matéria prima e pela simplicidade que a cozinha do mar exige.

Os filetes de pescada e, principalmente os filetes de polvo são outras das estrelas desta casa, pela frescura e textura macia, pelo polme seco mas macio a anunciar o banho do mar que depois dali jorra.

Nas carnes também tudo corre bem – desde os rojões ao entrecosto, aos diferentes bifes e até à feijoada, a Casa Lindo mostra os seus pergaminhos de uma grande cozinha regional feita por mãos experientes que raramente se enganam.

As sobremesas são tradicionais e algumas feitas na casa com o mesmo desvelo daquela cozinha feminina. O Vinho, sem uma carta ampla tem o que vale a pena e o que é realmente preciso.

O serviço é a marca da Família – suave e terno como quem está a cozinhar para um dos seus, sem intromissões indesejáveis mas adivinhando tudo o que precisamos.

Venha à Casa Lindo que aquela varanda que namora o Douro, quer partilhar consigo aqueles momentos de desvelo, de uma paisagem magnífica, mas certamente de uma gastronomia superior que não envergonha antes enaltece a exuberância do receituário galaico duriense.

casa lindo

RESTAURANTE CASA LINDO
Travessa da Convenção de Gramido, 26
4420 Valbom
Porto
Tlf.: 224 830 200