Off the record

Tiago Teotónio Pereira o Messias de “Mar Salgado”

Tiago Teotónio Pereira conquistou os portugueses com a personagem de Messias na novela líder de audiências “Mar Salgado”, da SIC. O ator, de 25 anos – que já participou em outras séries e novelas como “Lua Vermelha” ou “Bem-Vindos a Beirais”-, garante que não tem nada a ver com o ingénuo pescador. “Talvez o único ponto em comum seja a importância que o Messias dá à família, eu também dou muita importância à minha”, referiu em entrevista à Move Notícias.

O jovem não é alheio ao sucesso da personagem, que foi a que mais o marcou até agora. Na rua é frequentemente abordado pelas pessoas com quem se cruza e o que mais lhe dizem é para “deixar de ser burro e abrir os olhos”. No pequeno ecrã, Messias deixa-se enganar pela ambiciosa Rute (Débora Monteiro). Os dois atores já tinham trabalhado juntos em “Morangos com Açúcar”: “Foi bom reencontrar a Débora depois de todos estes anos. É sempre bom trabalharmos com alguém que conhecemos”.

10660361_1461704470784663_5712181404669703096_n

Construir uma personagem que nada tem a ver com a sua personalidade não foi fácil. “Fui várias vezes a Setúbal, para ver como se comportam os pescadores e as pessoas que lá vivem. Depois fui construindo, nos ensaios, com a enorme ajuda dos diretores de atores. É um processo muito giro que vamos experimentando e sugerindo coisas… Umas resultam e usamos, outras não. Mas é muito bom” explicou. “O ambiente nas gravações é óptimo, isso contribui muito para que tudo corra da melhor maneira possível”, acrescentou, revelando que não sabe qual o segredo de tamanho sucesso da trama da estação de Carnaxide, que tem prendido os portugueses ao ecrã. “Não sei se existe algum segredo o que sei é que temos bons textos e uma equipa técnica muito profissional. A novela está muito credível, os núcleos todos estão muito fortes. O ambiente de trabalho é muito bom. Trabalho motivado. Talvez o segredo seja esse, a motivação. Depois, há muitos pormenores muito bem conseguidos e isso cativa o público”, opinou.

Apesar do sucesso que a novela da SIC conseguiu, Tiago diz não se preocupar com as audiências, apenas se dedica “única e exclusivamente” ao seu trabalho. “Agora seria mentiroso se não dissesse que fazer parte de um elenco e de um projeto que é líder de audiência me deixa feliz. Sim, deixa-me muito feliz que o projeto onde trabalho seja líder de audiências”, revelou.

Enquanto na novela, Messias é um adepto ferrenho do Vitória de Setúbal, na vida real o ator é fã do Sporting. “Não sou ferrenho, mas acompanho e vou ao estádio com regularidade! Tenho lugares em Alvalade. Por isso posso dizer que sou um bom adepto”, disse, entre risos.

10847930_1502914469996996_2787535533819661588_n

Mais do que o sucesso, “Mar Salgado” trouxe a Tiago o amor, e o lado pessoal iluminou-se quando se apaixonou pela colega de elenco Filipa Areosa (que dá vida a Madalena). Apesar de não fazer muitas considerações sobre o assunto, o ator garante que está tudo bem: “É um namoro normal entre duas pessoas com 25 anos”.

Não perde os conselhos da mãe
Filho de Mafalda Bessa e enteado de Nicolau Breyner, o jovem diz que já pediu conselhos ao padrasto “algumas vezes”. “Mais quando andava na escola, tinha textos para estudar e pedia-lhe ajuda sempre que precisava”. Já a mãe, é a conselheira. “Dou-me muito com a minha mãe e peço-lhe sempre conselhos, a opinião dela conta muito na minha vida”, contou Tiago Teotónio Pereira quase lembrando o Messias da novela na humildade e meiguice.

O importante é ter pessoas próximas de si a trabalhar na mesma área, uma vez que o ajuda a conhecer melhor a realidade: “Faz com que eu mantenha sempre os ‘pés bem assentes na terra’ e não me iluda. Porque é fácil uma pessoa iludir-se quando está numa fase boa da carreira. E como a vida de ator é muito por fases, umas boas, outras menos boas, ajuda-me a encarar isso sempre de forma positiva”.

Provavelmente por conhecer de perto o mundo da representação, Tiago Teotónio tenha descoberto cedo que queria ser ator. “Tinha 16/17 anos”, no entanto decidiu estudar Gestão de Marketing, que foi conciliando com os trabalhos que foram aparecendo na representação. O primeiro foi em “Chiquititas”: “Estava nervoso, claro! Mas tive a ajuda preciosa da diretora de atores, a Sofia Espírito Santo e consegui controlar os nervos”.

Depois de “Lua Vermelha”, em 2010, decidiu expandir horizontes e viveu durante uns tempos na cidade dos anjos: Los Angeles. “Estive a fazer um workshop de representação no The Lee Strasberg Theatre and Film Institute. A formação foi incrível e a experiência muito boa” recordou.

Agora, que as gravações de “Mar Salgado” estão a chegar ao fim, ainda não é certo o que vai fazer a seguir, embora o seu nome seja falado para o programa “Golfinhos com as Estrelas”. “Posso dizer que provavelmente a médio prazo terei projetos na área da representação. Estou a avaliar algumas propostas”, referiu, o ator sem desvendar mais sobre o assunto. No entanto, o futuro adivinha-se promissor para Tiago Teotónio Pereira.

10418161_1413403128948131_1212135131603181665_n

 

 

Fotos: Reprodução Facebook