Atualidade

Papa Francisco faz revelações pessoais

No Vaticano ganhou a alcunha de “indisciplinado” por não “seguir muito o protocolo”. Esta foi uma das revelações que o Papa Francisco fez em entrevista ao diário “La Voz del Pueblo”, da cidade de Tres Arroyos em Buenos Aires.

O líder da Igreja Católica, num discurso descontraído, diz que as audiências de quarta-feira no Vaticano lhe dão “boa onda” e que sente saudades de ir a uma pizzaria.

Francisco “nunca” pensou chegar a Papa. “Nem Presidente da República, nem General do Exército”, disse. Em 2013, deslocou-se a Roma para participar no conclave após Bento XVI ter renunciado. “Havia certamente pessoas mais valiosas … ninguém me nomeou, ninguém. … Tal foi o caso, que a minha fotografia nem saiu nos jornais, ninguém pensava em mim. Em Londres, nas casas de apostas, era o número 46 (ri-se com vontade). Eu também não pensava em mim, nem me ocorreu”, admitiu.

O Papa Francisco referiu também que “sempre gostou de andar pelas ruas”: “Quando era cardeal adorava caminhar pela rua, andar de autocarro e de metro. A cidade encanta-me, sou citadino de alma (…)Não conseguiria viver no campo”. Antes de dormir, lê São Silvano do Monte Athos, que considera ser “um grande mestre espiritual”. No fim do papado, apenas quer ser recordado como “um bom tipo que tentou fazer o bem. Não tenho outra pretensão”, declarou.

Além disso, revelou outra curiosidade. O Papa não assiste a um programa de televisão há mais de 25 anos: “Eu não vejo televisão desde 1990. É uma promessa que fiz à nossa senhora na noite de 15 de julho de 1990. Eu disse a mim mesmo: ‘isso não é para mim’”.

Francisco não quebra a promessa nem para assistir aos jogos do clube do seu coração, o San Lorenzo. “Há um membro da Guarda Suíça que todas as semanas me conta os resultados e como estamos na tabela de classificação”, disse.