Saúde & bem-estar

Novo desafio no Facebook preocupa autoridades

A polícia viu-se obrigada a emitir um alerta, devido a um novo desafio que está a ser divulgado no Facebook e no Instagram.

“#paracetamolchallenge”, ou o “Desafio Paracetamol”, é uma competição que incentiva os jovens a tomarem vários comprimidos. As autoridades e as escolas estão a alertar os pais para estarem atentos aos filhos e falarem com eles sobre os efeitos do paracetamol, quando tomado em excesso.

Várias pessoas têm utilizado as redes sociais para partilharem experiências pessoais relativas ao excesso de paracetamol. “Eu tenho 18 anos e tenho problemas no fígado por ter tomado paracetamol em excesso. A pior dor que já senti na vida. NÃO O FAÇAM ”, escreveu uma jovem, segundo o “The Guardian”.

Uma mulher explicou que a sua filha de 19 anos tomou demasiados comprimidos, depois do fim de uma relação. Charlotte acabou por morrer alguns dias depois, com danos irreversíveis no fígado. “Os médicos disseram que se a Charlotte tivesse ido ao hospital mais cedo, podia ter sobrevivido. Podia ter precisado de um transplante, mas podia não ter morrido”, acrescentou.

O paracetamol é um dos medicamentos mais utilizados em todo o mundo e pode ser comprado em qualquer farmácia sem que seja necessário uma receita médica. Se for tomado em excesso, o medicamento pode ter efeitos secundários como deixar a pele e os olhos amarelos, lesões irreversíveis no fígado, hemorragia, danos cerebrais e até mesmo a morte.