Atualidade

Jornalista da BBC detido no Qatar

Um jornalista da BBC, que estava a realizar no Qatar uma reportagem sobre as condições dos imigrantes que trabalham nas obras do Mundial de Futebol 2022, foi detido durante mais de 24 horas, avançou a televisão britânica.

Mark Lobel, que mora no Dubai, afirmou que foi detido em Doha juntamente com três elementos da sua equipa quando filmavam um grupo de trabalhadores nepaleses.

Os jornalistas acabaram libertados sem a apresentação de acusações contra eles, mas não conseguiram recuperar o material de trabalho. “Oito automóveis brancos cercaram o nosso veículo e levaram-nos para uma estrada secundária. Mais de 10 polícias revistaram-nos a gritar quando tentamos falar. Confiscaram o nosso material e discos rígidos e depois levaram-nos para a esquadra”, relatou Lobel. O jornalista disse, ainda, ter sido submetido a um “interrogatório hostil”.

Esta é a segunda vez em poucas semanas que jornalistas são detidos pelas autoridades do Qatar no momento em que faziam uma reportagem sobre as condições de vida e de trabalho dos imigrantes nas obras para o Mundial 2022.

No passado mês de março, um jornalista de um canal alemão e um dos seus colegas foram detidos quando pretendiam filmar uma área habitada por imigrantes. Estas detenções acontecem numa altura em que as autoridades do Qatar estão a ser criticadas pelas condições de vida dos imigrantes.