Saúde & bem-estar

Fast-food mata bactérias que protegem contra obesidade

Um estudo realizado pelo professor de epidemiologia genética Tim Spector, do King´s College London, em Inglaterra, concluiu que fast-food, como hambúrgueres ou pizza, mata bactérias importantes do estômago que ajudam a proteger contra a obesidade, diabetes, cancro, doenças do coração e condições inflamatórias.

Ter uma dieta baseada em comidas altamente processadas pode diminuir em um terço a flora estomacal. A pesquisa envolveu o filho do pesquisador, Tom, de 23 anos, que passou 10 dias a comer apenas comidas fast-food como frango frito, batatas fritas e hambúrgueres. Para hidratação, apenas bebia refrigerantes.

Antes da dieta, o estômago do jovem tinha 3,5 mil espécies de bactérias. Após a dieta, cerca de 1,3 mil morreram e um dos tipos de bactéria tornou-se dominante. A conclusão é que alguns tipos de bactéria do estômago podem ajudar as pessoas a controlar o peso.
“A maior parte das pessoas consome menos de 20 tipos de alimentos, e a maioria destes é refinada artificialmente. Está claro que quanto mais diversificar a sua dieta, mais diversos serão os micróbios do seu estômago”, afirmou o pesquisador.

Tópicos: