Atualidade

Dirigentes da FIFA detidos por corrupção

Vários dirigentes da FIFA foram detidos esta quarta-feira, dia 27, na Suíça, a pedido da Justiça norte-americana que solicitou a sua extradição para que sejam julgados por corrupção, avança o jornal “The New York Times”.

As detenções foram levadas a cabo pela polícia suíça, nas primeiras horas do dia, no luxuoso hotel Baur au Lac, nos Alpes, onde os dirigentes se reuniam para o seu encontro anual. Em causa estarão subornos que ultrapassam os 90 milhões de euros, ao longo de 20 anos, relativos a jogos no continente americano. “Acredita-se que recebiam direitos mediáticos, de marketing e de patrocínios relativos a torneios futebolísticos na América Latina. De acordo com o pedido dos Estados Unidos, os crimes foram preparados nos Estados Unidos e os pagamentos foram feitos através de bancos americanos”, lê-se no comunicado da Justiça suíça.

Entre os detidos está o vice-presidente da FIFA, Jefrey Webb. Apontado como o sucessor de Joseph Blatter, Webb é também presidente da CONCACAF, a Confederação de futebol da América do norte, central e Caraíbas.

O diário norte-americano afirma que apesar das seis detenções, as autoridades norte-americanas esperam deduzir acusações contra pelo menos dez dirigentes da FIFA. Já a “Reuters” explica que as suspeitas estão relacionadas com casos entre 1990 e a actualidade.

A investigação começou há mais de três anos, nos Estados Unidos, pelo facto dos alegados crimes terem sido cometidos em solo americano, por entidades que pediram a extradição de dirigentes da FIFA.