Saúde & bem-estar

Cuba tem vacina contra o cancro do pulmão

Em Cuba uma em cada quatro pessoas morre devido ao cancro do pulmão, mas a população já tem acesso grátis a uma vacina para combater a doença, que se chama Cimavax.

Ao contrário das vacinas normais, esta apenas é administrada a pessoas que já têm a doença, aumentando-lhes a esperança média de vida, ao retardar o crescimento de células cancerígenas de tumores. Aprovada em Cuba, a vacina já está a ser alvo de ensaios clínicos. Com a parceria entre Cuba e o instituto Roswell Park, de Nova Iorque, espera-se que a aprovação para os testes demore de seis a oito meses e que em até um ano os testes clínicos já comecem a ser feitos. A expetativa é que a vacina funcione também com outros tipos de cancro e consiga inibir o crescimento de células cancerígenas com uma eficiência ainda maior.

Contudo, o Centro de Pesquisa de Cancro do Reino Unido alertou para o facto de o sucesso da Cimavax ainda estar aquém do desejável, uma vez que “apenas 12 pessoas com menos de 60 anos tiveram uma boa resposta à vacina”. “Estas pessoas viveram mais 15 meses comparativamente aos 7,4 meses que os doentes sem vacina tiveram de vida. É um número muito pequeno de pessoas para chegar a conclusões sobre a eficácia da vacina”, explicou o mesmo centro.