Atualidade

As temperaturas vão subir, mas não por muito tempo

As temperaturas máximas em Portugal continental vão subir dez graus Celsius a partir de sábado, valores acima da média para esta época do ano.

“O estado do tempo vai mudar a partir de sábado. Nas regiões sul, a subida vai ser gradual e nas regiões do interior norte e centro será mais significativa e abrupta de sábado para domingo. Vamos ter uma subida da ordem dos 10 graus em termos médios”, revelou à “Lusa” Ângela Lourenço.

Segundo a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstos entre 30 a 35 graus nas regiões a sul do Tejo. “Esta situação deve-se ao estabelecimento de uma circulação de leste” explicou, acrescentando que “a partir de sábado” o tempo vai tornar-se “mais quente e seco”.

Além das máximas, também as mínimas vão subir gradualmente a partir de sábado. “A mínima também vai subir. Estamos a falar de valores acima dos 20 graus celsius no Algarve e no resto do território até aos 17”, acrescentou.

Porém, as temperaturas não se vão manter assim por muito tempo e prevê-se uma nova descida: “Vamos ter um episódio de muito calor para a época, com valores acima normal, mas estes episódios são típicos da primavera”.

A partir de terça e quarta-feira da próxima semana, as temperaturas voltam a “descer abruptamente” para valores semelhantes aos de hoje (a rondar os 20/23 graus de máxima).