Televisão

“As Palavras e os Atos” é o novo espaço de debate da RTP

“As Palavras e os Atos” é o nome do novo programa da RTP que tem como objetivo ter a presença de políticos, ex-políticos, analistas, politólogos, ativistas e jornalistas. O formato estreia na próxima quinta-feira, dia 28, a seguir ao “Telejornal”, e será moderado por Carlos Daniel.

“Queremos ter palavra e ato! Queremos influenciar o mundo do debate e não apenas viver da espuma dos dias políticos, daquilo que decorre da atividade normal dos dias”, explicou o jornalista.

O programa terá sempre presença de convidados, que podem ser de forças políticas representadas no parlamento, novas forças emergentes ou de outras personalidades da sociedade portuguesa: “A abertura do leque de convidados é enorme. A nossa aposta é fazer um programa aberto: trazer protagonistas da vida política, comentadores, economistas… Estamos num ano riquíssimo, em que as pessoas estão mais sensíveis porque vão ter de escolher novo governo e assembleia. O maior desafio para mim, a nível pessoal, é conseguir que pessoas de âmbitos diferentes, de áreas diferentes, possam ter um debate que seja coerente para o espetador”.

Este foi o primeiro programa apresentado pelo novo diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, que garante que este “será o único programa de debate político em horário nobre da televisão generalista portuguesa”.

“O meu desafio era criar um programa que pudesse permitir um debate político alargado, e que tivesse diversos intervenientes, não só das forças partidárias já estabelecidas como das emergentes, mas também aberto a outras pessoas”, explicou o responsável.

O primeiro convidado será Alberto João Jardim, ex-presidente do Governo Regional da Madeira, que irá abordar a questão da indecisão dos candidatos presidenciais à direita.