De chorar por mais

Tasca do bairro

A Transbordar de Talento!

O Jorge Costa é um Amigo antigo e um daqueles empreendedores que se reconhece logo, quando nos fita com aqueles olhos acutilantes ou, quando não consegue esconder aquela tamanha energia que o não deixa estar parado um segundo sequer.

O grande restaurante que dirige – a Tasca do Bairro, está a transbordar de tudo:

De alegria e simpatia do Jorge e da Mulher que nos acolhem sempre com um sorriso e nos fazem sentir em casa.

De belíssima comida regional, com a sofisticação e a elegância qb, para que nos sintamos numa Tasca bonita.

No transbordar dessas estimulantes comidas guardarei amorosamente na memória umas ostras magníficas com que o Jorge me presenteou na última vez que fui à Tasca. Belíssimas e nacionais, a provar que Portugal também no produto tem um papel sério a desempenhar.
As ostras abriram as “hostilidades” para um bacalhau à braga de se tirar o chapéu. Lascado, acolitado da cebola frita, do pimento e da batata à inglesa. Provamos ainda um sável frito, finamente partido, como manda a praxe. Veio à mesa exuberante com uma salada fresca de alface e tomate.

Tasca do Bairro

Ainda a transbordar nas comidas, brilham os hambúrgueres que o Jorge diz – e ele raramente mente, que são os melhores do mundo. Vale a pena confirmar, concorde-se ou não!

Nos almoços executivos transborda ainda a famosa comida de panela: os guisados acuradíssimos, a massa à lavrador, as tripas feitas a rigoroso preceito, as pataniscas ou as petingas, acolitadas dos arrozes caldosos de espigos ou de tomate. Claro que pode sempre escolher com confiança inabalável o peixe que o Jorge tiver. Porque vem dali mesmo, do mar que se espreita da Tasca. A vitela assada, o pernil ou joelho de porco, o costeletão, são outras propostas irrecusáveis, num desfilar de iguarias dignas de virem à mesa do Rei.

À terça quem é Rei é o fado e a Tasca enche com a fadistada e os marialvas que o Norte também tem. Alguns, com garimpa, voz e gingaria capaz de fazer inveja a muito fadista da Alfama ou da Mouraria.

Bebi um branco surpreendente de João Brito e Cunha, com o violino e o rabigato a casarem bem, num vinho equilibrado, de boa estrutura e final guloso.

As sobremesas têm o mesmo timbre regional, onde não faltam as tardes, os pudins e uma caseiríssima mousse de chocolate.

Que bom que a luz da Senhora da Luz, já a entrar na Av. Brasil, não se apaga com esta brilhante e luminosa Tasca do Bairro.

Parabéns ao Jorge Costa que, claro, por tudo isto e porque transborda de talento criativo faz com que Tasca do Bairro transborde também de bons convivas e da alegria que as mesas “maiores” sempre proporcionam.

Tasca do Bairro5

Tasca do Bairro
Rua Senhora da Luz, 424
Porto
Tlf.: 226 182 079
Tlm: 913 047 730