Atualidade

Realeza reunida no 75º aniversário da rainha Margarida

Os membros da realeza europeia estiveram “em peso” na gala de comemoração do 75º aniversário da rainha Margarida da Dinamarca, demonstrando assim o carinho que sentem pela monarca.

Durante a semana a rainha recebeu o carinho do povo em vários eventos para comemorar a data. As festividades culminaram com um jantar de gala, na noite de quarta-feira, dia 15.

Apesar da ausência do marido da monarca, o príncipe consorte Henrique – devido a uma gripe -, Margarida mostrou-se bem-disposta e sorridente, por estar rodeada de amigos e familiares nesta ocasião. Entre os 300 convidados estiveram também a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, e o presidente do parlamento, Mogens Lykketoft.

A festa teve lugar no palácio Christiansborg, o mesmo local onde Margarida foi apresentada como rainha aos dinamarqueses em 19672.

Numa entrevista recente a rainha afirmou não ter planos para abdicar do trono, a favor do seu filho mais velho, o príncipe Frederico. “Não tenho qualquer problema com a minha idade. Não posso fazer esqui nem dançar ballet, mas sinto-me muito bem fisicamente. Abdicar definitivamente não faz parte dos meus planos”, disse.