Saúde & bem-estar

Estudo alerta que passamos demasiado tempo sentados no trabalho

Atualmente, muitas das pessoas passam o dia de trabalho sentadas e e esse sedentarismo pode trazer sérios riscos para a sua saúde. Uma pesquisa com duas mil pessoas feita pela organização British Heart Foundation e pelo grupo Get Britain Standing identificou que 45% das mulheres e 37% dos homens ficam de pé menos de 30 minutos por dia enquanto estão no escritório.

Mais da metade dos participantes almoça na secretária, e 78% acredita que ficam muito tempo sentada. A boa notícia é que quase dois terços se preocupam com o impacto disso nas suas vidas.

Os especialistas consideram o sedentarismo “um dos maiores desafios” nos cuidados com a saúde. Pesquisas já associaram este comportamento a problemas cardíacos, diabetes tipo 2, cancro e problemas mentais.

Mesmo entre aqueles que consideram levar um estilo de vida saudável, como quem usa a bicicleta para ir para o escritório, foi identificado o efeito negativo de passar longos períodos sentados. Isso torna o metabolismo mais lento e altera a forma como o corpo controla os níveis de açúcar no organismo, a pressão sanguínea e a queima de gordura.

“Hoje, a inatividade predomina no ambiente de trabalho, e passamos cada vez mais tempo sentados”, diz Gavin Bradley, do Get Britain Standing, que lançou uma campanha de sensibilização sobre o assunto no Reino Unido. “Precisamos de encontrar novas formas de lidar com este comportamento, como ficar de pé ao falar ao telefone ou em reuniões”, acrescenta.

Entre as propostas, também esta usar as escadas em vez do elevador, não almoçar na secretária, fazer uma pausa no uso do computador a cada 30 minutos ou ir até à mesa de um colega em vez de telefonar ou enviar uma mensagem para falar com esta pessoa.

“Em comparação com há 100 anos, o nosso nível de atividade diária é bem menor. O trabalho manual tem vindo a ser reduzido continuamente. Mesmo se precisar de construir uma estrada, fará isso sentado num trator”, avalia Mike Loosemore, director de medicina esportiva do University College Hospital, no Reino Unido. “É uma questão de mudar os seus hábitos no trabalho e a cultura do ambiente de escritório para se movimentar mais. Ficar mais de pé pode fazer uma grande diferença na queima de calorias e no nosso nível de criatividade e produtividade”, explica.

Para Lisa Young, do programa de saúde no trabalho da British Heart Foundation, os resultados da pesquisa mostram o quanto o sedentarismo se infiltrou na nossa vida profissional: “Todos ficamos demasiado tempo frente aos ecrãs ou presos às nossas mesas. Por isso, queremos que as pessoas se movimentem mais para reverter esta tendência”.