De chorar por mais

Terrasse

Remanso no Terrasse

Que bonita que é a Foz nestes dias ensolarados, em que o mar e a brisa fresca nos convidam a um passeio sereno pela bonita marginal. Gente, corridas, bicicletas, cães e outros transeuntes – tudo aos molhos, tudo a mais, mas não há que se lhe faça porque “o sol quando nasce é para todos”!

Quando subimos para a mais fresca Rua Sousa Rosa, quase a chegar à elegante Praça de Liége, encontramos à esquerda um restaurante que dá logo nas vistas.

E dá nas vistas, porque mesmo numa Foz glamourosa não é vulgar encontrar um espaço de tamanho bom gosto. Dividido numa entrada muito fresca e airosa a dar para a rua – onde outrora cantaram o Sousa e a Rosa, um casal de canários residentes que nos recebia com atrevimento e jovialidade, esta entrada muito bem decorada, leva umas seis mesas e é ideal para servir de zona de aperitivos, quando aqui no Terrasse queremos fazer uma festa de maior fôlego (que também se faz)!

Terrasse4

Depois vem a sala principal, com uma mesa grande de estilo inglês e outras que se dispersam com harmonia pelo espaço bonito, decorado com gosto de quem sabe construir ambientes elegantes como este é. Um balcão acolhedor à direita apresenta, em colorida fila indiana, canecas lindíssimas com as bebidas frescas que podemos beber.

No final, vem o espaço que deu o nome à casa – um Terraço – luminoso e apetecível, agora que a Primavera apareceu e se insinua com a sua luz e os seus aromas.

Mas o Terrasse mudou . Não só porque está mais charmoso e elegante, não só porque o Sousa e a Rosa partiram , mas principalmente porque o casal de empreendedores que tomou conta do negócio – Inês Fleming e Afonso Durão, apreenderam rapidamente o contexto da Foz e quiseram fazer uma aposta gastronómica ainda mais interessante neste espaço tão insinuante.

A Ana Fleming nunca tinha trabalhado na restauração mas o facto de ser a representante da fantástica Bimby (conhecida de qualquer gastrónomo) levou-a ao conhecimento deste mundo maravilhoso, onde para além do receituário, brilha que realmente o anima e vivifica que são os Chefes de Cozinha.

Ana escolheu recentemente uma nova Chefe de Cozinha – A Chef Sara Oliveira, assistente de Luís Américo e um dos nomes mais promissores da nova cozinha portuguesa.

Terrasse5

Na sala um serviço jovem, bonito, elegante e atento. com todos os preceitos que são exigidos a um espaço como este e que, infelizmente não são muito abundantes na restauração do nosso burgo.

Desculpem a impertinência de destacar a Jovem Francisca Mariares que para além de bonita tem sempre um sorriso na cara e a prestabilidade no coração. Parabéns, Francisca!

Vamos às coisas de comer:

Que estão em mudança e que por isso têm que ser os caros leitores a descobri-las, como eu, no novo menu que será lançado desde já pela Chef Sara Oliveira.

Mas a estrutura e a proposta restaurativa não mudaram. Almoços executivos em versão low cost, muito caseiros, muito bem apresentados. Comi um vitela estufada que mostrou que aqui se domina bem a comida de panela (quem assim faz, faz quase tudo…), com batata amassada, em bom estilo português. A alternativa, de peixe eram umas pataniscas de bacalhau de polme macio com arroz de feijão que nos pareceu aberto no ponto certo. Um copo de vinho, e a sopa ou uma entrada completam esta refeição que custa julgo que 7 ou 8 euros (a sobremesa agrava muito pouco este custo apoucado). É caso para dizer que aqui se pode comer em mesa de Rei com bolsa de Plebeu!

Terrasse6

A massa à lavrador, a jardineira, a feijoada, a alheira em folhado ou cama de grelos, os pratos de bacalhau são apenas exemplos deste esforço que também se internacionaliza para os risottos – o de espargos é delicioso, os filet mignons e os magrets de pato.

A novidade ás noites de 3º, 4ª ou 5ª é o Menú “Saber Viver”. Porque também é low cost e inspira, quem vem cansado do trabalho, a deixar a cozinha para outro dia e vir aqui provar um jantar no mesmo estilo caseiro e tradicional.

No fim de semana o almoço é muito familiar e o jantar muito elegante, aproveitando tudo quanto o espaço dá.

Sobremesas óptimas como as tartes e a mousse de chocolate e uma carta de vinho bem feita e equilibrada.

Pronto, estão dadas as dicas. Saia de casa e venha apanhar a fresca do Terraço ou, no francesismo adoptado, deste Terrasse que tem vida nova e um menu novo da Sara Oliveira uma Chef inspiradora que, também eu quero conhecer melhor!