Atualidade

Pistorius: Acusação pode recorrer da sentença

O julgamento de Oscar Pistorius, que cumpre cinco anos de prisão por ter matado a namorada em 2013, vai ser alvo de um recurso da acusação.

O ex-campeão paraolímpico está preso desde outubro depois de ter sido considerado culpado de “homicídio involuntário”. A juíza admitiu que não tinha suficientes provas para rejeitar a versão de Pistorius, que sempre afirmou ter matado Reeva Steenkamp, a 14 de fevereiro de 2013, por a ter confundido com um ladrão que teria entrado em sua casa durante a noite.

A condenação por homicídio involuntário motivou o recurso da acusação, que tinha criticado a “ligeireza chocante” da pena.

Os procuradores argumentam que a juiza não interpretou corretamente a lei quando considerou que Pistorius não matou intencionalmente Steenkamp, apesar de o atleta ter disparado quatro tiros através da porta da casa de banho e admitido pensar que um ser humano se encontrava no local.

Os advogados do atleta não conseguiram travar a acusação e agora o Supremo Tribunal de Recurso irá analisar o caso, a partir de agosto. Se for considerado culpado de homicídio, Pistorius arrisca pelo menos 15 anos de prisão.