Atualidade

Luís Figo e Infanta Elena juntos para salvar vidas

O lançamento de uma aplicação inovadora para telemóveis, a CPR11 – uma app gratuita para telemóveis e tablets que ensina a reanimar atletas vítimas de paragem cardíaca – juntou Luís Figo e a Infanta Elena.

A irmã mais velha do rei de Espanha é diretora de projetos da Fundação MAPFRE, que foi a entidade responsável pelo desenvolvimento da app, por isso esteve ao lado de personalidades ligadas ao desporto na apresentação da aplicação, que decorreu na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, na quarta-feira, dia 25. Sem declarações aos jornalistas, a presença de Elena foi a forma de esta mostrar o apoio à iniciativa e à campanha “Joga Seguro – Tu podes salvar uma vida”.

Já o candidato à liderança da FIFA acedeu a responder a questões apenas relacionadas à condição de embaixador da nova app, de que é associada a Fundação Luís Figo. Para o ex-atleta, que afirmou ter aceitado o convite a pedido de Luís Serratoda, ex-responsável pelo departamento médico do Real Madrid, “não se devem poupar esforços quando falamos de saúde e de vida”.

Pepe, Vítor Baía, Domingos, Nuno Gomes ou André André aceitaram ser o rosto da campanha, mas o Bola de Ouro de 2000, salientou que “a prevenção não é algo que toca só ao futebol, mas ao desporto em geral. Ninguém pode ficar indiferente”.

De acordo com dados apresentados pelos especialistas presentes, entre os quais Hélder Pereira, cirurgião ortopedista e diretor de Pesquisa Clínica nos Centros Médicos de Excelência da FIFA, a morte súbita cardíaca é a principal causa médica de morte entre atletas.

A sessão contou ainda com a presença de várias personalidades como o Secretário de Estado do Desporto, Emílio Guerreiro, o vice-presidente da FPF, Hermínio Loureiro, Aurora Cunha, Pauleta e Domingos Paciência.

A app CPR11 disponibiliza 11 passos capazes de ajudar a reanimar uma vítima de paragem cardiorrespiratória súbita, incluindo manobras de suporte básico de vida e de uso de desfibrilhador automático. A aplicação que já se encontra disponível, é gratuita, podendo ser descarregada para dispositivos Android, iOS e Windows Phone e é dirigida em especial a jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes e familiares de atletas.

Fotos: José Gageiro