Lifestyle

Lisboa ganha quarteirão no Monopólio

Cerca de quatro milhões de pessoas, de 182 países, votaram em Lisboa para fazer parte da nova edição do Monopólio. No total foram escolhidas 22 cidades, que agora farão parte do famoso jogo de tabuleiro que comemora esta quinta-feira, dia 19, 80 anos.

Com o símbolo da Torre de Belém, Lisboa vai figurar no quarteirão verde, o último antes de se passar pela casa de Partida, e um dos mais caros do jogo. Neste espaço vão estar também Istambul e Riga. Em primeiro lugar nas votações ficou Lima, a capital do Peru. Já o bairro mais barato tem apenas duas cidades: Giethoorn, na Holanda, e Madrid.

Esta edição especial trás mais novidades, como nos peões icónicos e nas novas formas de jogar. A partir de agora, os jogadores vão ter que visitar o maior número de destinos, de modo a poderem colecionar passaportes ao longo do trajeto. O primeiro jogador a preencher o passaporte vence o jogo.

O MONOPOLY chegou a Portugal na década de 1950, com o nome Monopólio. No entanto, a Parkers Brothers, empresa que detinha os direitos do jogo, pediu a alteração do nome para a sua denominação original. Quando a edição chegou a Portugal, as propriedades que até agora tinha o nome de estações de comboios, eram quatro cinemas famosos do Porto e de Lisboa.

O jogo foi criador em 1933 por Charles Darrow e foi feito com materiais da sua casa. As cartas eram, inicialmente, escritas à mão e o tabuleiro coberto por um pedaço de oleado. Quanto aos hotéis e às casas, eram feitos com aparas de madeira. Os peões iniciais eram uma lanterna, um ferro, uma mala, um dedal, um sapato, um carro de corrida, um navio, um sapato, um canhão, uma cartola e um cavalo de baloiço.

Atualmente o jogo está traduzido em 47 línguas e tem mais de 300 versões oficiais. A nova edição é lançada em setembro.