Atualidade

António Oliveira lamenta assalto a edifício “A Brasileira”

O edifício de “A Brasileira”, que agora pertence a António Oliveira, no Porto, foi assaltado nos últimos dias.

Em comunicado, Pedro Oliveira, da OPPA – Investimentos Imobiliários, referiu que o empresário e ex-selecionador nacional de futebol lamenta o sucedido, apelando às autoridades policiais, e ao público em geral, que “colaborem na identificação dos ladrões”, e “na recuperação das peças de arte furtadas, a maioria das quais são de valor incalculável pelo seu significado histórico e artístico”.

“Tudo o que era valioso foi levado pelos ladrões: caixilhos e revestimentos em cobre, puxadores das portas, espelhos de alabastro, candeeiros originais e rodapés foram arrancados da sala principal, deixando as paredes praticamente despidas”, lê-se no comunicado.

Na sala do antigo “Caffé di Roma”, “os ladrões destruíram peças fundamentais na decoração daquele mítico espaço, levando consigo tudo o que poderia ser vendido, mas, sobretudo, peças de cobre trabalhado”.

“Não satisfeitos com as pesadas peças de cobre, algumas das quais pesariam centenas de quilos, e que por isso tiveram, certamente, de serem retalhadas no local, os ladrões dirigiram-se à sala do “‘snack bar’, correspondente ao gaveto frontal ao Teatro Sá da Bandeira, e levaram também a grade de proteção e o corrimão de toda a escadaria que dá acesso à cave do edifício”, acrescentou.

Os ladrões terão utilizado o prédio contíguo ao edifício de “A Brasileira” e, assim, “desenvolverem a sua tarefa destruidora”.

Recorde-se que está em curso o processo de recuperação do edifício, que vai ser transformado num hotel de cinco estrelas superior