Saúde & bem-estar

Dormir demais tem riscos para a saúde

O sono em demasia pode ter efeitos negativos na saúde, conforme têm demonstrado vários estudos:

1 – Aumenta o risco de depressão
Os investigadores de um estudo realizado em 2014, com adultos gémeos, concluiu que dormir muitas horas (mais de nove) aumenta o risco de sintomas depressivos.

2 – Pode debilitar o cérebro
Em 2012, uma equipa de cientistas descobriu que mulheres idosas com falta ou excesso de sono viam a sua capacidade cerebral deteriorar-se num espaço de seis anos. Os cérebros das mulheres que dormir mais de nove horas ou menos de cinco registam alterações correspondentes a um envelhecimento de dois anos.

3 – Pode dificultar uma gravidez
Após analisarem os hábitos de sono de mais de 650 mulheres submetidas a fertilização in vitro, investigadores coreanos concluíram que as taxas de gravidez mais elevadas foram registadas entre as mulheres que dormiam sete a oito horas por noite e as mais baixas entre as que dormiam entre nove a onze.

4 – Pode aumentar o risco de diabetes
De acordo com um estudo realizado no Quebec, quem dorme mais de oito horas por noite têm o dobro das probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2, ao longo de um período de seis anos, em comparação com que dorme entre sete a oito horas, mesmo tendo em consideração as diferenças de massa corporal.

5 – Pode levar ao aumento de peso
A mesma equipa de cientistas analisou também o peso e o aumento de gordura entre os participantes, no mesmo período de seis anos, e chegou à conclusão que os que dormiam demais ou de menos ganhavam mais peso do que os que dormiam as recomendadas sete a oito horas por noite: Os que dormiam nove a dez horas tinham 25% mais probabilidade de aumentar cinco quilos nesses seis anos, mesmo com uma alimentação controlada e actividade física.

6 – Pode danificar o coração
Uma investigação realizada nos EUA, em 2012, revelou a relação entre dormir oito ou mais horas por noite e o aumento de risco de problemas cardíacos. Ao analisar os dados de mais de 3 mil pessoas, os cientistas descobriram que as que dormiam mais tinham o dobro do risco de angina e 1.1 vezes mais o risco de doença das artérias coronárias.

7 – Pode aumentar o risco de morte prematura
Uma análise de 16 estudos diferentes levou um grupo de investigadores a concluir que há um risco de morte prematura – por várias causas – aumentado entre os que dormem mais de oito horas por noite, do total de quase 1,4 milhões de participantes nas várias investigações.