Saúde & bem-estar

Um café por dia ajuda a prevenir o cancro de pele

Um estudo revela que apenas uma chávena de café por dia poderá ajudar a evitar cancro de pele.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Investigação de Saúde do Governo Americano a 450 mil homens e mulheres com uma idade média de 63 anos. Há 10 anos, quando o estudo teve início, todos os pacientes eram saudáveis, contrariamente aos resultados finais, onde pelo menos três mil já tinham sido diagnosticados com cancro de pele.

Os pacientes que bebiam café (cerca de 90% do grupo), tinham menos probabilidade de ter a doença. Os que bebiam quatro chávenas por dia, diminuíam a probabilidade em cerca de 20%, contrariamente aos que não bebiam nada.

A análise teve em conta outros fatores que pudessem afetar o resultado, como fumar, a ingestão de álcool ou a quantidade de sol no sítio onde viviam.

Estudos anteriores já haviam comprovado que a cafeína pode causar a morte de células UV danificadas, mas não afetar as saudáveis.

Os investigadores disseram que o impacto deste cancro é tão elevado, que mesmo uma pequena redução poderá fazer a diferença, apesar desta descoberta ainda ser preliminar.

No entanto, o Serviço Nacional de Saúde alerta que o ingerir quatro chávenas de café por dia poderá aumentar a pressão sanguínea e que deverá ser feito moderadamente.

Cafe