Atualidade

Sem lenço, Michelle Obama causa polémica

A curta visita da primeira-dama dos Estados Unidos à Arábida Saudita está a dar que falar.

Barack e Michelle Obama visitaram, na terça-feira, dia 27, o país para prestar condolências pela morte do Rei Abdullah, quando regressavam da Índia. De acordo com as regras de conduta da Arábia Saudita as mulheres têm de andar com o corpo e cabeça cobertos quando saem e não podem tocar num homem se este não pertencer à família. Duas regras que a primeira-dama não cumpriu e, por isso, está a ser muito criticada, principalmente nas redes sociais onde foi criada a hastag #Michelle_Obama-NotVeiled (Michelle Obama sem véu).

Além disso, alguns jornais sauditas queixaram-se, ainda, da cor do casaco de Michelle (azul), que deveria ter sido preto tendo em conta que era uma visita de condolências e que esta é a cor que todas as mulheres usam na Arábia Saudita.

Especula-se na imprensa internacional que a atitude da primeira-dama foi uma forma de afirmação política, já que houve outras ocasiões em que usou véu, como quando conheceu o Papa Bento XVI, em 2009, e durante uma visita a uma mesquita na Indonésia, em 2010.

Michelle1

 

Foto: Reprodução