Atualidade

Funeral da rainha Fabíola da Bélgica realiza-se na próxima sexta-feira

Os belgas vão prestar a última homenagem à rainha Fabíola, viúva do rei Balduino I, na próxima sexta-feira, dia 12, quando se vai realizar o funeral.

O Governo belga, que se reuniu em um Conselho de Ministros extraordinário, decidiu realizar um funeral de Estado para Fabíola e decretar luto nacional desde ontem, sábado, até a próxima sexta-feira, informou o primeiro-ministro, Charles Michel. O funeral vaise ter lugar na catedral de San Miguel e Santa Gúdula em Bruxelas.

O jornal “Le Soir” informou que os atuais monarcas, Phillipe e Mathilde, adiaram a visita ao Vaticano programada para esta semana.

Recorde-se que foi na catedral de Bruxelas que a rainha Fabíola fez sua última aparição pública, a 31 de julho de 2013, num evento de homenagem ao marido, Balduino, no 20º aniversário de sua morte. Ela fez questão de estar presente apesar de seu delicado estado de saúde. A rainha sofria de osteoporose e de problemas respiratórios.

Desde que foi divulgada a notícia da morte de Fabíola, várias pessoas foram às portas do palácio de Stuyvenberg, em Bruxelas, onde faleceu, para depositar flores, velas e cartas. Fabíola de Mora e o Aragão, foi rainha da Bélgica por mais de 30 anos, morreu na sexta-feira, dia 5, aos 86 anos no palácio onde viveu com grande discrição os últimos anos de sua vida.

Fabíola