Atualidade

Família real espanhola não pode aceitar presentes

Quando ascendeu ao trono há alguns meses, Felipe VI prometeu “uma coroa íntegra, honesta e transparente”. E como o prometido é devido o palácio da Zarzuela apresentou novas regras para os presentes oferecidos à família real.

Segundo a nova lei, recentemente aprovada pelo monarca espanhol, os membros da família não poderão aceitar presentes “pelo seu alto valor económico, finalidade, interesse comercial ou publicitário, que possam comprometer a dignidade das funções institucionais”.

Esta nova regra, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2015, abrange diretamente os membros da família real, como Juan Carlos e Sofía, e os reis Felipe e Letizia e as filhas, as princesas Leonor e Sofía, deixando de parte as infantas Elena e Cristina. Por outro lado, a norma diz que se o valor dos presentes for muito alto, a família real será obrigada a devolver o valor deste em dinheiro ou a fazer uma doação, de forma anónima, a uma instituição sem fins lucrativos.

Juan Carlos já entregou dois Ferraris, recebidos em 2011, ao Património Nacional, devendo ser leiloados em breve.

Os presentes recebidos pela monarquia serão divididos uma vez por ano, entre institucionais e pessoais, sendo a entrega divulgada no site oficial da Casa do Rei.

Reis Espanha Militar9