Atualidade

Rei de Espanha pede empenho para “cortar a corrupção pela raiz”

Na primeira mensagem de Natal enquanto rei de Espanha, Felipe VI não se referiu à irmã, a Infanta Cristina que vai a julgamento por alegados crimes fiscais, mas falou de corrupção. O monarca disse ser preciso cortar a corrupção pela raiz.

“Poucos temas este suscitam uma opinião tão unânime: devemos cortar pela raiz e sem contemplações a corrupção. A honestidade dos funcionários públicos é um pilar básico da nossa convivência numa Espanha que todos queremos sã e limpa”, afirmou.

Filipe VI criticou quem usurpa dinheiros públicos e defende medidas mais fortes contra a corrupção: “As pessoas precisam ter a certeza que o dinheiro público é administrado para o fim que foi legalmente estabelecido, que não existe favoritismo em função do cargo público que se ocupa, que desempenhar uma função pública não é um meio de aproveitar para enriquecer. Precisam também de ter a certeza que o nosso prestígio e boa reputação no mundo não são penalizados”.

Recorde-se que há dois dias a irmã do monarca foi acusada de ter ajudado o marido a desviar dinheiro do Estado. Pela primeira vez, um membro da família real espanhola vai sentar-se no banco dos réus. Cristina de Bourbon é acusada de colaborar com Iñaki Urdangarin em crimes de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro.

Numa outra passagem, Filipe VI apelou à força na união, num país que tem lidado nos últimos meses com o ímpeto separatista da Catalunha, e falou na luta contra o desemprego como a principal prioridade da nação.

FelipeVI2