Atualidade

Estudante arrecada 26 mil euros para sem-abrigo

Uma estudante arrecadou cerca de 26 mil euros para retribuir a generosidade de um sem-abrigo que lhe ofereceu 4 euros para apanhar o táxi para casa, através de uma campanha de Natal que atraiu centenas de pessoas.

Dominique Harrison-Bentzen, de 22 anos, perdeu o seu cartão bancário a 4 de dezembro em Preston, no Reino Unido. O homem que se apresentou como Robbie, um sem-abrigo a viver nas ruas, quis oferecer 4 euros à estudante da Universidade de Lancashire para que esta chegasse a casa sã e salva.

“Subitamente vi-me sem dinheiro e um sem-abrigo aproximou-se e ofereceu-me todos os trocos que tinha, num total de 4 euros. Ele insistiu para que eu apanhasse um táxi para chegar a casa em segurança”, contou à imprensa inglesa.

Dominique não aceitou o dinheiro mas ficou de tal forma comovida com o gesto que decidiu passar 24 horas com o sem-abrigo para conseguir angariar dinheiro. Com o movimento “Help Robbie” a estudante conseguiu juntar 21 mil libras (cerca de 26 400 euros) para o homem. “Espero que a minha campanha ajude as pessoas a pensarem um bocado mais nas pessoas à sua volta, o Natal é uma boa altura para pensar noutras pessoas. Se conseguirem ver o que eu estou a fazer, talvez tirem tempo para parar e falar com um sem-abrigo, ouvir a sua história”, escreveu a estudante no Facebook.

Ao que parece, Robbie terá ajudado várias pessoas no centro da cidade de Preston, devolvendo carteiras e oferecendo o cachecol para as pessoas se manterem quentes. O homem é sem-abrigo há sete meses e não consegue arranjar emprego porque não tem morada.

Dominique Harrison-Bentzen