As dicas da Merche

Eliminar os excessos das festas

Exagerou na alimentação e na bebida durante a época natalícia? O corpo pede moderação, por isso as consequências são sentidas alguns dias depois com o corpo inchado e alguns quilinhos a mais. Durante três dias esqueça as bebidas alcoólicas e alimentos industrializados.

Aposte em alimentos ricos em água, como o abacaxi e o melão. Abuse das frutas, principalmente com casca, que são ricas em água. Tome sumo verde, que ajuda a eliminar toxinas. Hortelã, agrião, espinafre e couve e misture com frutas para deixar o sumo mais apetecível. Tente laranja com couve, abacaxi com hortelã ou melão com agrião. A couve, em especial, é desintoxicante e melhora os movimentos intestinais.

vida saudável

Alimentos que devem ser evitados: Produtos lácteos e ovos, adoçantes como qualquer tipo de açúcar ou adoçantes artificiais, glúten, farinha, soja e seus derivados, café e bebidas cafeinadas, produtos de origem animal como carne, enchidos, álcool e produtos com corantes e conservantes.

Inicie ou dê continuidade a uma prática desportiva. Sabia que a marcha pode fazer perder mais peso do que correr?

Experimente alimentos fáceis de encontrar e de confeccionar que vão ajudar a eliminar os excessos alimentares cometidos durante esta época festiva:
Rúcula – Contém compostos que ajudam na desintoxicação. Uma das maneiras em que pode utilizar a rúcula é no Sumo Verde.
Alho – Contêm compostos que aumentam a capacidade do organismo para a desintoxicação e eliminação de certas toxinas. Existem várias maneiras de utilizar o alho, uma delas poderá ser adicioná-lo ao molho da salada, com azeite e sumo de limão.
Limão – O limão é rico em vitamina C e ajuda a restaurar o equilíbrio ácido-alcalino do corpo, permitindo remover de forma mais eficaz as toxinas alimentares e ambientais do organismo. O sumo de meio limão num copo de água pela manhã, em jejum, ajuda a alcalinizar o corpo e ajuda a digestão.
Maçãs – As maçãs são ricas em fibras insolúveis e pectina, uma fibra solúvel que absorve as toxinas e resíduos. Ajuda o corpo a se livrar de exageros pós-festas e bebidas alcoólicas. Além de poder comer a maçã das mais variadas maneiras, pode acrescentá-la ao seu Sumo Verde logo pela manhã.
Abacates – São saudáveis para o coração. A gordura do abacate é boa, essencial durante uma dieta de desintoxicação, uma vez que promove a libertação de bílis da vesícula biliar, permitindo a eliminação de toxinas do corpo e a absorção de vitaminas. Pode ser adicionado para saladas ou batidos com azeite, limão e pitada de sal para fazer molhos para as saladas.
Gengibre – Um alimento anti-inflamatório, que também ajuda a aliviar náuseas, a melhorar a digestão, e promove a desintoxicação. Um puré de cenoura ou de batata com gengibre pode ser uma boa opção ou acrescentar gengibre fresco ralado ao molho da salada.
Siga as dicas e cuide-se pela sua saúde!

alimentos

 

Fotos: Reprodução