Lifestyle

Conheça uma das cidades mais antigas do mundo

A pequena cidade de Matera, também conhecida como “la Città Sotterranea” (A Cidade Subterrânea), em Itália, permanece praticamente intocada desde a sua fundação. A cidade, que tem pouco mais de 57 mil habitantes, é um dos locais mais antigos de todo o mundo e esteve inabitada durante mais de 10 mil anos. As casas esculpidas em pedras, chamadas de “sassi”, serviram como esconderijos para monges no início do cristianismo.

Apesar de parecer extremamente rudimentar, a cidade destaca-se no que diz respeito à inovação. Entre as invenções está a criação de uma cisterna, sistema hidráulico, baseada nos largos tanques entre as rochas, que foi adaptada para distribuir água à comunidade.

Este sistema é um dos exemplos mais antigos e mais bem conservados da bioarquitetura no mundo. Se viajar até Matera pode até visitar um reservatório subterrâneo do tamanho de um campo de futebol que ficou escondido durante muitos anos.

Por todas as suas peculiaridades, a cidade atrai turistas e produções cinematográficas, como o filme “Paixão de Cristo”, protagonizado por Mel Gibson em 2004. O turismo é fundamental em Matera, pois permitiu a transformação de casas decadentes em modernos restaurantes ou residências para artistas nas últimas décadas. Pinturas datadas no século IX permanecem no Sasso Caveoso, enquanto no Sassi Barisano pode-se observar cavernas, igrejas e capelas rupestres.

O centro histórico de Matera foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1993.