Saúde & bem-estar

Chá pode potenciar ou anular efeito de remédios

Muitas pessoas utilizam o chá para tratar dores de barriga, de cabeça, tosse e outras mazelas. Há quem prefira e ache menos agressivo ingerir a bebida do que tomar medicamentos. Outras pessoas preferem combinar as duas coisas, pois acreditam que assim ficarão curadas mais rapidamente. Mas não é bem assim. O chá e as infusões em geral podem interagir com os remédios, potenciando ou anulando a sua acção e podem até prejudicar o tratamento.

Segundo o clínico-geral e presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia, Alexandro Botsaris, tudo tem contra indicações, inclusive a água. Por isso, antes de tomar um chá ou uma infusão, é preciso saber quais os seus princípios ativos, para, então, saber se há ou não problema em ingeri-lo sozinho ou junto com um medicamento.

“Um medicamento como a sibutramina, usado para emagrecer, interage fortemente com a cafeína, presente nos chás (proveniente da planta Camellia sinensis). Se combinar os dois, usando em grande quantidade, pode ter uma crise hipertensiva. Ou se está a tomar algo para a arritmia, a cafeína anula o remédio, e a pessoa volta a ter o sintoma”, alertou Botsaris.

Mas, dependendo da doença e para alguns problemas simples de saúde, como uma cólica, o chá pode sim substituir o remédio. A coordenadora da comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Caroly Cardoso, também sublinha que a procedência das ervas faz diferença.

“Num transtorno menor, como uma má digestão, a pessoa pode e deve usar um chá, desde que tenha uma boa procedência e não esteja contaminado. É importante que a pessoa compre a planta de um local que faça um controlo de qualidade”, disse.

Botsaris explicou que em caso de tratamentos com bebida deve ser feita com uma quantidade maior de chá: “Há que usar, em média, três vezes mais do que uma saqueta de dois gramas”.

A dosagem da bebida também deve ser observada para as diferentes faixas etárias, já que o peso de cada um interfere directamente na quantidade. Ou seja, mesmo sendo natural, o chá pode causar reações adversas.

Mas o chá não deve ser consumido só quando algum sintoma aparece. A bebida também pode ser usada como forma de prevenção de algumas doenças. “Alguns chás são diuréticos; eliminam o sal do corpo. Se a pessoa toma a bebida regularmente, pode estar a retardar o aparecimento de hipertensão, se tiver tendência para isso”, exemplificou o clínico.

chá