Atualidade

Sócrates sabia que ia ser preso

O jornal “Expresso” revela hoje alguns pormenores sobre a detenção de José Sócrates. De acordo com o semanário, o ex-primeiro-ministro já sabia o que o esperava em Lisboa quando decidiu regressar a Portugal.

O antigo-primeiro-ministro terá sido avisado pelo filho da operação do Ministério Público. O computador do filho de José Sócrates havia sido apreendido pela polícia após buscas na sua casa na quinta-feira, dia 20. O filho telefonou ao pai que estava em Paris no dia em que o motorista de José Sócrates também tinha sido detido. Horas depois, João Araújo estava em Paris. “Falámos ao telefone naquela noite e fui imediatamente ter com ele a Paris”, revelou o advogado à publicação.
João Araújo também avisou Sócrates: “Disse-lhe que seria detido assim que aterrasse em Portugal. E que havia uma possibilidade de ficar preso preventivamente”. “A decisão de voltar foi dele. Regressou para ser preso”, acrescentou.

Na próxima semana deve haver novidades sobre o caso. O advogado já confirmou que vai apresentar o recurso para pedir a libertação do ex-primeiro-ministro e entrou no Supremo Tribunal de Justiça um pedido de “Habeas Corpus”, interposto por um cidadão que não o seu advogado.

Depois de ter escrito uma carta, que foi enviada ao jornal “Público” e à rádio TSF, o antigo governante deu novas declarações. Sócrates falou por telefone com o “Expresso”. “Só deixa de ser livre quem perde a dignidade”, afirmou o antigo primeiro-ministro. “Sinto-me mais livre do que nunca, bem-disposto e muito animado”, acrescentou. Sócrates contou, ainda, que na sua primeira semana no Estabelecimento Prisional de Évora tem praticado desporto e lido muito.

Recorde-se que José Sócrates foi indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

Jose Socrates3