Lifestyle

José Avillez torna-se primeiro português a vencer duas estrelas Michellin

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2015, apresentado na quarta-feira à noite na cidade andaluza de Marbella, atribuiu a segunda estrela (‘excelente cozinha, vale a pena o desvio’) ao restaurante Belcanto (Lisboa), chefiado por José Avillez, um dos 14 espaços portugueses distinguidos na edição do próximo ano do guia, considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes.

José Avillez é o primeiro português à frente de um restaurante a receber esta classificação, que também chega pela primeira vez a Lisboa. “Estou muito feliz por mim, pela minha equipa, pela cidade e pelo país. Estamos a fazer história. O trabalho é duro, mas compensa. Mesmo que não tivéssemos ganhado [a segunda estrela], compensa, porque temos clientes muito felizes”, disse o chefe à “Lusa”, em Marbella.

Avillez reconheceu que a projeção da alta cozinha portuguesa é muito inferior à de Espanha – o “guia vermelho” distingue, em 2015, um total de 194 restaurantes espanhóis, oito dos quais com três estrelas e 21 com duas. “Somos muito pequeninos ao pé da quantidade de estrelas que existe em Espanha, mas é um orgulho estar aqui a representar o nosso país”, referiu.

Questionado sobre como justifica a atribuição desta distinção, apontou “a qualidade e a consistência no dia-a-dia”. “É muito importante para quem nos visita, em geral, mas para os inspetores [da Michelin], em particular, verem que dia após dia nós oferecemos a mesma qualidade, independentemente de quem seja o cliente, ao almoço ou ao jantar, à carta ou com menu de degustação, e que tentamos sempre fazer o melhor produto que há”, considerou.

Sobre o futuro do Belcanto, Avillez reconheceu que cresce a responsabilidade, mas assegurou que vai prosseguir o trabalho que vinha desenvolvendo.

O chefe admitiu que a clientela possa crescer, mas disse que não está nos seus planos aumentar o preço da refeição – que atualmente ultrapassa os cem euros por pessoa.

José Avillez tem registado um percurso de crescimento rápido na gastronomia nacional. Depois de ter conquistado uma estrela Michelin para o restaurante Tavares, abriu o Belcanto e voltou a merecer essa distinção.

Em três anos, Avillez abriu seis restaurantes e passou de uma equipa de 12 pessoas para 160, até ao final deste ano. “Temos muitos projetos, fizemos muitas coisas nestes últimos três anos e não deixámos de evoluir no Belcanto. Temos uma grande equipa, com uma grande paixão pelo que fazemos e com muito trabalho e com a visão de que se fizermos mais e melhor somos recompensados pelos clientes”, afirmou.

Jose Avillez

 

O chefe partilhou uma foto no Facebook após ter ganho mais uma estrela
O chefe partilhou uma foto no Facebook após ter ganho mais uma estrela