Off the record

Catarina Furtado: uma carreira assente em boas causas

A apresentadora da RTP é uma das mulheres mais influentes da sociedade lusa, não só pela indiscutível beleza, mas também pelos projetos humanitários em que se envolve.

Aos 42 anos, Catarina Furtado é conhecida pelo trabalho na televisão, mas é como embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População que mais se tem notabilizado.

Empenhada na função  que lhe foi entregue em 2000, a comunicadora viajou a semana passada até Nova Iorque, Estados Unidos, para mais uma visita, reuniões e, como a própria reconheceu, “sempre a aprender mais”.

De regresso a Lisboa, Catarina foi protagonista de um simulacro sobre o Ébola para “ajudar a passar a mensagem de que, perante certos sintomas, depois de ter vindo de países suspeitos, se deve ligar para a linha Saúde 24”.

10670089_370577043101959_813950332627189386_n

Mãe de Beatriz, de 8 anos, e João Maria, 7,  frutos do casamento com o ator João Reis, Catarina Furtado tem noção de que é preciso explicar às crianças o que é a doença, a fim de se evitar que entrem em pânico se o Ébola chegar a Portugal.

Como embaixadora da ONU, realiza um trabalho de proximidade em diversos países, na área da saúde sexual e reprodutiva, em prol da igualdade de género, contra a violência sobre as mulheres, discriminação, mutilação genitor feminina, entre outras causas relacionadas.

Como se não bastasse, em 2012, fundou ainda a “Corações com Coroa”, uma associação sem fins lucrativos com vista a promover a solidariedade e inclusão sócio-afetiva das pessoas mais vulneráveis, sem discriminação nem violência.

Consciente da mais-valia em ser figura mediática, Catarina foi responsável pelos documentários “Príncipes do Nada” e “Dar vida sem morrer”, ambos na RTP, sob as temáticas do Direitos Humanos e cooperação.

Numa altura em que entra em casa dos portugueses com mais uma edição de “Chef’s Academy”, na estação pública, Catarina Furtado parece pronta para uma nova missão e é certo que, em breve, trará outras novidades.

Catarina Furtado

 

Fotos: Facebook