Moda

Anna Wintour: um “Diabo” na moda

Anna Wintour, a diretora da “Vogue” norte-americana completa hoje 65 anos. Muitos acreditam que em breve vai deixar o cargo que ocupa desde 1988, depois de lhe ter sido atribuído o lugar de diretora artística da Condé Nast, que detém os títulos das mais importantes publicações norte-americanas como a “Vanity Fair”, a “New Yorker”, a “Wired” e claro as muitas edições nacionais da “Vogue”.

Wintour é uma das mulheres mais poderosas do mundo da moda e já se tornou numa lenda. No dia do seu aniversário a Move Notícias conta-lhe algumas curiosidades da “Nuclear Wintour”, como foi apelidada (um trocadilho com “Inverno Nuclear”).

Anna Wintour13

– Nasceu em Londres, é divorciada e tem dois filhos.

– Tem um salário anual de dois milhões de dólares, chauffer permanente em Mercedes Classe S e tem casas em Long Island e Greenwich.

– Inspirou o best-seller “O Diabo Veste Prada”, de 2003, escrito por uma ex-assistente que se aguentou no cargo durante 11 meses. Em 2006 o livro deu origem a um filme, com Meryl Streep a interpretar o papel de Wintour. Anna surgiu na estreia com um modelo Prada.

– Foi na “Harper’s and Queen” britânica (actualmente “Haper’s Bazaar”) que começou a dar os primeiros passos nas edições de moda, já na altura era conhecida pela sua atitude glacial perante os subordinados.

– Foi editora de moda na revista “Viva”, publicação feminina do grupo “Penthouse”, de Bob Guccione, por dois anos, onde pela primeira vez pôde ter uma assistente pessoal e onde começou a sua fama de profissional exigente e temperamental. Raramente admite os seus laços com a revista por esta fazer parte da editora que publicava a “Penthouse”, revista masculina muito mais ousada em texto e imagens que a sua concorrente direta, a “Playboy”.

123

– Não permite que nenhum funcionário da empresa lhe dirija a palavra sem que ela tome a iniciativa.

– Exige que todos os que trabalham diretamente com ela devam ser magros, pois acredita que os quilinhos a mais dão má imagem à publicação.

– Nos desfiles exige não só lugar na primeira fila, mas também ficar afastada dos seus colegas – vontade que lhe é concedida – de forma a não ser interpelada.

1234

– O seu livro preferido é “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, o seu ator de eleição é Hugh Jackman e não perde um episódio da série “Homeland” (“Segurança Nacional”).

– Recolocou no mapa os casacos de peles nos anos 90 e passou a ser persona non grata para a associação de defesa dos animais, a PETA, cujos militantes lhe atiraram uma tarte de mostarda à cara à entrada do desfile da Chloé em Paris, em 2005.

– Quanto ao feitio, que a fez ser uma das mulheres mais temidas da indústria, Wintour responde: “Todos os rumores sobre mim são verdadeiros”.

Anna Wintour9

– Em setembro de 2007, a revista saiu nas bancas com 840 páginas, três quartos delas de publicidade, tornando-se a revista mensal com o maior volume de páginas e anúncios da história editorial mundial, reverenciada como “a bíblia da moda”.

– Tem um estilo inconfundível: cabelo pajem e enormes óculos escuros.

– Além do sucesso alcançado com a “Vogue” Wintour também lançou em 2004 produtos afiliados ao título principal, como “Teen-Vogue”, “Men’s Vogue” e “Vogue Living”, todas elas atingiram grande sucesso ultrapassando as concorrentes nas vendas.

12345