Atualidade

Jovem Malala recebe Nobel da Paz

Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi são os vencedores do prémio Nobel da Paz de 2014. A Academia Sueca junta assim uma paquistanesa e um indiano à sua lista de galardoados, em prol do que descreve como uma “luta comum”.

Com esta escolha, a academia sueca faz uma dupla aposta, destacando não só os direitos das crianças mas juntando também dois representantes de países habitualmente divergentes, o Paquistão, de Malala, e a Índia, de Kailash.

Malala, que fez 17 anos em julho, destacou-se por, ainda muito jovem, ter escrito um blogue onde desafiava não só as ideias mas também a autoridade de talibãs. A sua coragem resultou numa tentativa de homicídio, a 9 de outubro de 2012, por parte de um grupo armado talibã.

Malala foi baleada no pescoço e cabeça, mas acabou por sobreviver, continuando a sua luta pela defesa de direitos de jovens raparigas a uma educação. A ativista era a mais jovem entre os favoritos a receber o galardão.

Já Kailash Satyarthi é um veterano do ativismo e da luta pelos direitos humanos, tendo estado envolvido com diferentes organizações não governamentais nesta área, para além de já ter colaborado com a UNESCO. Nascido em 1954, desde os anos 90 em particular que se tem destacado na luta contra a exploração infantil.