Atualidade

Oscar Pistorius considerado inocente

Oscar Pistorius foi considerado inocente de homicídio premeditado. O antigo atleta ouviu hoje o veredicto com as lágrimas a escorrerem pela face.

“O Estado não conseguiu provar para além de dúvida razoável a culpa do arguido no caso de homicídio premeditado. Não há factos suficientes que comprovem esta acusação”, disse a juíza Thokozile Masipa, que está a apresentar o veredito num tribunal de Pretória através da leitura do historial do caso e do julgamento.

A acusação defendia que Pistorius tinha matado a namorada, Reeva Steenkamp a tiro, a 14 de fevereiro de 2013, após uma discussão. Já a defesa do atleta alegava que este tinha disparado por pensar que se tratava de um ladrão que tinha invadido a casa onde se encontravam.

Contudo, a juíza afirmou que Pistorius não pareceu “muito inocente” quando disse que não tinha intenção de matar alguém. Além disso, a juíza considerou que “não faz sentido” dizer que Reeva não ouviu o grito do namorado e que Pistorius foi uma testemunha “evasiva”.

Na leitura da sentença, Thokozile Masipa disse ainda que Pistorius se contradisse e que “não é razoável pegar numa arma, porque é uma pessoa vulnerável”. Já quanto à alegação de insanidade temporária, a juíza rejeitou esta tese.

 

Oscar Pistorius

 

Foto: D.R.