Cultura

LUMINA FESTIVAL DA LUZ REGRESSA A CASCAIS DE 12 A 14 DE SETEMBRO

• Entrada Livre
• 26 obras – 40 artistas – 11 nacionalidades
• 3 km de Percurso da Luz
• Melhor Evento Cultural na Gala dos Eventos 2014
• No Top 10 dos Festivais da Luz da Europa

Cascais recebe, de 12 a 14 de Setembro, a terceira edição do LUMINA – Festival de Luz, festival único, que coloca Portugal na rota do que mais avançado se faz no mundo dos espectáculos multimédia, instalações de luz, interactividade e projeções vídeo mapping.

Num percurso de 3 quilómetros pela vila, vai ser possível admirar 26 obras e intervenções artísticas de 40 artistas provenientes de 11 países: Canada, Holanda, França, Finlândia, Eslovénia, Uk, Alemanha, Polónia, Áustria, Macau, Portugal.

Durante três noites, artistas nacionais e internacionais transformam o espaço urbano e natural de Cascais numa verdadeira tela a céu aberto, apresentando grandiosos espetáculos de luz e cor, video mapping, projeções multimédia gigantes, esculturas luminosas e instalações que irão interagir com o público numa experiência única.

Fachadas de edifícios, praças, a baía, a praia, os jardins… tudo servirá para propor uma visita alternativa à vila, num compasso de luz, sombra e cor, convidando os visitantes a serem protagonistas activos numa viagem que os colocará numa rara relação de envolvimento com o espaço público.

Depois dos sucessos de 2011 e 2013 – edição que contou com mais 500 mil visitantes – o LUMINA – Festival da Luz deste ano tem um programa ambicioso, nunca perdendo de vista um dos pilares que caracterizam o projecto – o da eficiência energética – tendo a avaliação de cada proposta levado em conta a relação entre qualidade artística e a eficiência energética.

Sob a criação e direcção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle do atelier OCUBO.com – referência internacional nas áreas de video mapping e projecções interactivas, com projectos realizados no mundo inteiro – o LUMINA – Festival da Luz é uma das mais inovadoras experiências culturais, com entrada livre e para todas as idades,eleito como Melhor Evento Cultural na Gala dos Eventos 2014, e incluído no Top 10 dos Festivais da Luz da Europa, pelo The Guardian.

unnamed