Televisão

“Lado a Lado” estreia dia 8 de setembro na SIC

Com “Amor à Vida” na reta final, a SIC vai estrear a novela “Lado a Lado” na próxima segunda-feira, dia 8.

A novela da Globo, que ganhou o Emmy internacional em 2013, conta com um elenco de luxo: Camila Pitanga, Marjorie Estiano, Thiago Fragoso, Lázaro Ramos, Rafael Cardoso, Cássio Gabus Mendes, Maria Clara Gueiros, Tuca Andrada, Maria Padilha, Sheron Menezzes, Klebber Toledo, Caio Blat, Alessandra Negrini e Patrícia Pillar.

Lado a Lado1

“Lado a Lado” conta a história de duas mulheres, Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga), que apesar de originárias de mundos totalmente diferentes, caminham na mesma direção: procuram conciliar amor e liberdade na conservadora sociedade carioca do início do século XX.

De origem humilde, filha de Afonso (Milton Gonçalves), um ex-escravo, Isabel trabalha desde os 14 anos como empregada doméstica de uma dama francesa, Madame Besançon (Beatriz Segall), e quer muito mais da vida. Fala francês fluentemente e acompanha de perto o nascimento do samba no Rio de Janeiro. Noiva de Zé Maria (Lázaro Ramos), é completamente apaixonada pelo misterioso e honrado capoeirista.

Lado a Lado6

Professora, amante das artes e dos livros, Laura vê o casamento como um empecilho aos seus sonhos de estudar e trabalhar fora de casa, coisas jamais aceites pela sua mãe, Constância (Patrícia Pillar), ex-baronesa que vê na união da filha com Edgar (Thiago Fragoso), filho do poderoso senador Bonifácio Vieira (Cássio Gabus Mendes), a possibilidade de voltar aos velhos tempos de luxo e poder, já que o seu marido, Dr. Assunção (Werner Schünemann), perdeu muito dinheiro com a chegada da República.

No dia dos seus casamentos, Laura e Isabel conhecem-se na sacristia de uma tradicional igreja carioca. Mas, enquanto Isabel sofre com o atraso do homem que ama, Laura, consciente das limitações que o matrimónio pode acarretar a uma mulher com aspirações profissionais, deseja que seu noivo não apareça. No entanto, é Zé Maria quem não aparece, e Isabel acredita que foi abandonada no altar e se torna alvo do interesse do boa vida, Albertinho (Rafael Cardoso), irmão de Laura. A jovem professora, por outro lado, acaba por se casar com Edgar, que também não estava entusiasmado com um compromisso assumido na adolescência e uma união realizada sob a pressão das famílias.

Lado a Lado2

Zé Maria não aparece no dia do casamento, pois no momento em que acontecia a cerimónia estava a defender o cortiço em que vivia das ameaças do governo. Mas ele acaba por se separar de Isabel, ao saber que ela engravidou de Albertinho.

Ao longo do tempo, Laura e Edgar acabam por se apaixonar. A relação dos dois, porém, tem uma grande reviravolta quando a jovem descobre que enquanto estudava Direito em Portugal, Edgar teve um caso com Catarina Ribeiro (Alessandra Negrini), uma famosa cantora de ópera. Catarina acaba por engravidar de Melissa (Eliz David) e após algum tempo entra em contato com Edgar disposta a reconquistá-lo e fazer com que ele assuma a paternidade da menina. Depois de sofrer um aborto sem notícias do marido, enquanto Edgar atendia a suposta filha ilegítima em Portugal, e cansada das várias armações e intromissões de Catarina, Laura acaba por se divorciar de Edgar, o que era considerado um escândalo para a época.

Lado a Lado3

Ao saber da gravidez de Isabel, Constância forja a morte do próprio neto e o doa em segredo, com vergonha da origem do menino. A conservadora ex-baronesa rejeita a filha divorciada e manda-a para o campo, com a intenção de esconder o divórcio da sociedade. Ao mesmo tempo paga para Isabel uma passagem a Paris, com o objetivo de manter oculto o rapto e a existência do neto ilegítimo.

Seis anos depois, Laura regressa ao Rio de Janeiro e torna-se a professora de Melissa. Ela tem seu divórcio exposto publicamente por Catarina, luta por se afirmar como professora e nova jornalista e sente-se dividida entre o amor por Edgar e os seus sonhos de independência.

Lado a Lado4

Isabel, por sua vez, volta rica da Europa, e descobre toda a verdade sobre o seu filho, tentando recuperá-lo a qualquer custo. Ela reaproxima-se de Zé Maria, que passara todos esses anos na marinha e liderando movimentos revolucionários, como a Revolta da Chibata.

Laura e Isabel tentam reconstruir as suas vidas na capital da república, e enfrentam lado a lado os preconceitos da época e as perseguições de Constância.

Lado a Lado5

Fotos: Divulgação