Atualidade

Gémeas siamesas aguardam cirurgia para serem separadas

Knatalye Hope e Adeline Faith nasceram no dia 11 de abril, em Houston, nos Estados Unidos, com 1,5 quilo cada. As gémeas siamesas devem passar em breve por uma cirurgia para serem separadas. Os médicos do hospital onde nasceram, Texas Children’s Hospital, só esperam que ganhem peso para fazerem procedimento.

siamesas 2

As meninas partilham o fígado, o diafragma, o revestimento do coração e o intestino. Os profissionais de saúde daquela unidade hospitalar esperam que a cirurgia envolva poucos riscos. “A maneira que aparenta de como estão unidas, promete uma separação bem-sucedida, e temos uma equipe muito boa para quando elas estiverem prontas”, disse o médico Stephen Welty, chefe de Neonatologia do Texas Children’s Hospital, à “ABC News”.

De acordo com o hospital, o primeiro passo para a cirurgia será colocar expansores de tecido, balões que permitem que a pele se estique gradualmente. A pele “extra” será necessária para a cobertura, quando os bebés estiverem separados. O processo de expansão da pele deve levar de seis a oito semanas. Quando esse processo terminar, será feita a separação.

O procedimento envolverá muitos cirurgiões, incluindo os de cirurgia geral pediátrica, urologia, cirurgia plástica, cirurgia ortopédica, cirurgia cardíaca e ginecologia.

A mãe das crianças diz estar confiante de que a cirurgia será bem-sucedida e que poderá levá-las para casa no próximo ano. “A minha família foi tão abençoada, e essas meninas são o nosso milagre especial”, disse a mãe, Elysse. O segundo nome de cada uma das irmãs, “Hope” e “Faith”, significa “esperança” e “fé” respectivamente.

siamesas

 

Fotos: Allen Kramer/Texas Children’s Hospital