Lifestyle

Verniz muda de cor em contato com drogas

Estudantes da Universidade da Carolina do Norte (EUA) criaram um verniz capaz de mudar de cor ao entrar em contacto com substâncias normalmente usadas por estupradores para drogar as suas vítimas – conhecido como “boa noite, Cinderela”.

Chamado de “Undecover Colors” (“Cores Disfarçadas”), o verniz foi criado pelos estudantes Tyler Confrey-Maloney, Stephen Gray, Ankesh Madan e Tasso Von Windheim. O projeto foi premiado na edição anual do Lulu eGames, competição da universidade norte-americana que premia projetos voltados a “problemas reais”.

Para as mulheres que usam o verniz especial, basta mergulhar a unha na bebida. Se a bebida contiver substâncias como as do Rohypnol e Xanax, remédios que causam sonolência, a unha pintada muda de cor.

O “Undecover Colors” surgiu depois Departamento de Justiça dos EUA divulgar o resultado da estatística que revela que pelo menos 18% das mulheres norte-americanas serão abusadas sexualmente durante suas vidas.

Gray afirma que o desenvolvimento do verniz ainda está em fase inicial: “O nosso objetivo é inventar tecnologias que permitam às mulheres protegerem-se a si mesmas desse crime hediondo e silencioso”.

verniz inteligente