Cultura

Milhares de pessoas esperadas no festival aéreo de Viseu

Milhares de pessoas são esperadas, no próximo fim de semana, em Viseu, para verem as acrobacias e demonstrações das aeronaves que participam no festival aéreo, que este ano tem um dia especialmente dedicado às crianças.

O Festival Aéreo de Viseu vai na 47.ª edição, estando a direção do Aeroclube, que o organiza, apostada em acabar com a ideia de que o mundo da aviação não é acessível a todos.

“As pessoas têm a ideia de que a aviação é só para alguns. Esta direção, que tem dois anos, quer quebrar esse mito e começou por apostar nas crianças”, contou à agência Lusa Dominique Ramos, presidente do Aeroclube de Viseu, acrescentando que, desde o ano passado, já foram recebidos no aeródromo alunos de dezenas de escolas.

Esta aposta em conquistar os mais novos acabou por motivar um programa a eles dedicado, ao final da tarde de sábado.

“Vamos ter os aviões estáticos para que as crianças passem por eles, percebam os vários modelos e aprendam para que servem determinados instrumentos. Vamos ter também simuladores de voo, entretenimento e exibições”, avançou o responsável, exemplificando com a subida de um balão de ar quente.

Através das crianças, o Aeroclube quer também chegar aos pais e mostrar-lhes que a aviação “não é só para pessoas com determinada fisionomia, pessoas muito inteligentes ou pessoas muito ricas, mas acessível a todos”.

Dominique Ramos lembrou que “no mundo da aviação não há só pilotos” e que, na altura de escolher uma profissão, os jovens podem optar por ser “engenheiros aeronáuticos, aeroespaciais, controladores de voo ou mecânicos”, entre outras.

No domingo, a seguir ao almoço, andarão pelos ares 16 aeronaves em acrobacias e vários tipos de demonstrações. O paraquedismo também estará presente, com uma demonstração de salto em tandem, filmado e mostrado em direto através de um ecrã gigante, para que seja possível às pessoas que estão em terra verem as emoções do passageiro (que salta juntamente com o instrutor).

Segundo Dominique Ramos, no ano passado a afluência ao aeródromo foi tal que “havia filas de três quilómetros para cada lado e muita gente não conseguiu chegar até ao festival”.

Para evitar uma situação idêntica, no domingo o trânsito na zona aeródromo será feito apenas num sentido e haverá elementos da GNR a ajudar a orientar os condutores, avançou.

No local do festival, que tem entrada gratuita, estará também uma tenda de primeiros socorros, bombeiros, INEM e quatro médicos espalhados pela multidão.

Festival Aereo Viseu