Atualidade

Funeral de Pires Veloso realiza-se na terça-feira

O funeral do general António Pires Veloso, um dos protagonistas do 25 de Novembro de 1975, que morreu domingo, vai realizar-se na terça-feira, partindo da igreja da Lapa, Porto, onde está a ser velado em câmara ardente, para Mesquitela, Celorico da Beira.

Fonte do Comando da Região Militar do Norte disse à “Lusa” que após as cerimónias religiosas com missa de corpo presente, a realizar pela 10h00, de terça-feira, o cortejo fúnebre seguirá para a igreja e cemitério de Mesquitela.

Pires Veloso, que ficou conhecido como “vice-rei do Norte”, nasceu em Gouveia em 1926.

Enquanto governador militar do Norte foi um dos principais intervenientes no contragolpe militar de 25 de Novembro, que pôs fim ao “Verão Quente” de 1975.

24.4_pires-veloso2

Em 1980, candidatou-se à Presidência da República como independente, numas eleições em que Ramalho Eanes foi reeleito.

Já em 2006, no dia 25 de abril, foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito pela Câmara Municipal de Porto, à data presidida por Rui Rio, pelo seu “desempenho militar” e “papel fundamental na consolidação da democracia nacional durante o período em que comandou a Região Militar do Norte”.

A 25 de novembro de 2008 lançou um livro de memórias, “Vice-Rei do Norte, Memórias e Revelações”, escrito da mesma forma que viveu a sua vida: “Sem papas na língua e olhos nos olhos”.