Cultura

7ª edição de Surf at Night arranca no dia 13

O Surf at Night 2014 arranca já na próxima quarta-feira, dia 13, novamente na Vila do Surf, em Cortegaça, Ovar. Nesta sua sétima edição, o maior festival de surf e música do país volta a contar com dezenas de concertos e com a realização de quatro provas nacionais do calendário oficial da Federação Portuguesa de Surf, mas também proporciona múltiplas experiências a todos os que aproveitarem para a visitar.

Assim, de 13 a 17 de Agosto, a Vila do Surf vai receber workshops de shape, fotografia e tow in/tow out, respectivamente pelas mãos dos conceituados Lufi, Tó Mané e Ricardo Faustino; uma feira de artesanato, mesmo ao lado da zona de insufláveis para os mais novos; aulas de surf, longboard, bodyboard, surf adaptado e skate; skydive, Aygo shuttle, fitness, yoga, mini golf, zumba, balão de ar quente e kayak surf experiences; uma relaxante Zona de Saúde e Bem-Estar; o SAN Surf Film Fest, uma novidade, com a projeção de filmes de surf, à noite, na praia; o Air Freak Show – Faustino & Friends, um show de aéreos proporcionado por um grande nome do bodyboard português, Ricardo Faustino, que com os seus amigos vai animar a praia da Vila do Surf com acrobacias para as quais são rebocados por um cabo preso a uma mota de água; o batismo mundial de tow in e tow out em surf adaptado, com o surfista Nuno Vitorino, da associação SURFaddict, a experimentar esta vertente do surf pela primeira vez; o espectáculo de surf à noite que deu nome a este festival, ao qual se junta este ano outro espetáculo, de skate, também à noite e numa rampa construída especificamente para este evento; e um Cordão Humano pela Defesa da Costa, que tem como objetivo alertar o país para o impressionante avanço do mar numa das zonas da costa portuguesa mais afectadas pelas tempestades do último inverno. Esta iniciativa decorrerá no dia 17, pelas 17h00.

Surf

Para além desta enorme quantidade de experiências, o Surf At Night 2014 volta a apostar fortemente no projeto Surf For Food, que tem vindo a ser implementado ao longo dos últimos dois anos em mais de 50 ações em vários pontos do país e que já se refletiu na recolha de mais de cinco toneladas de alimentos a favor das famílias portuguesas mais carenciadas. Uma forma muito prática de participar neste projeto é comprar o bilhete Surfista Solidário do festival, mais barato, mas para o qual é necessário contribuir com um kit de bens alimentares, constituído por um litro de azeite, uma lata de atum, uma lata de salsichas e um pacote de bolachas.

Existe igualmente esta modalidade para a participação nos workshops, com o kit a ser constituído por dois litros de óleo alimentar, quatro caixas de cereais, seis latas de salsichas, quatro litros de leite, duas caixas de Nestum, seis latas de atum e dois litros de azeite.

Para os interessados em expôr na feira de artesanato a admissão será gratuita, mas terão igualmente de contribuir com um kit de dois litros de azeite, dois litros de óleo alimentar, quatro latas de atum, quatro latas de salsichas, dois pacotes de bolacha Maria e um pacote de cereais.

“Procurámos aumentar e diversificar o número de experiências do festival, nunca esquecendo a componente social e solidária, bem como a política de sustentabilidade adjacente à marca Surf At Night. Nesse sentido, contamos este ano com o lançamento oficial do projecto #EcoSAN, que terá um Eco Team responsável pela manutenção e limpeza do recinto, bem como pela separação de todo o lixo, de forma a diminuirmos a nossa pegada ecológica. A Câmara Municipal de Ovar vai também disponibilizar bicicletas para utilização no festival, o uso de skates é incentivado pela organização e a CP, como parceiro oficial e estratégico, vai cobrar apenas 2 euros em todos os seus comboios suburbanos da região do Porto a todos os portadores do bilhete para o festival, por isso convidamos os nossos festivaleiros a comprometerem-se com esta atitude SAN, contribuindo também para um futuro mais sustentável do planeta,” afirma Nuno Amaro, director-geral do Surf At Night.

Cartaz experiências