Cultura

Mercado Medieval de Óbidos revive cerco ao castelo até 3 de agosto

A lenda e a História misturam-se numa edição do Mercado Medieval de Óbidos que, entre quinta-feira e 3 de agosto, convida os visitantes a reviverem o cerco que valeu à vila o título de “sempre leal”.

A viagem ao passado começa na quinta-feira a recriar a história vivida em 1246 quando a vila esteve cercada durante oito meses pelo conde de Bolonha, que disputava o trono com o irmão, D. Sancho II, ao qual os habitantes de Óbidos se mantiveram fiéis.

O facto, que valeu à vila o título de “muy nobre e sempre leal”, mistura-se com a lenda sobre como a população terá conseguido sobreviver, suspeitando-se de que existiriam túneis para o exterior das muralhas que a população usava para ir buscar mantimentos.

Existissem ou não na época, os túneis serão um dos atrativos do Mercado Medieval que, a partir de quinta-feira, “junta a vertente lúdica e didática numa edição em que o público vai poder ficar a saber mais sobre achados arqueológicos, conhecer a leprosaria ou perceber porque os obidenses são conhecidos por ’toupeiros'”, adiantou o presidente da câmara, Humberto Marques.

Cortejos, torneios apeados e a cavalo, acampamentos de tropas, vendedores ambulantes, ceias medievais, exposições de falcoaria e animação permanente na Praça dos Trovadores são outros dos ingredientes que até 03 de agosto levarão o público numa viagem ao passado da vila.

Este ano, pela primeira vez, as novas tecnologias marcarão também lugar no evento, que tem entre os pontos altos um espetáculo de ‘vídeo mapping’, com a projeção nas muralhas de cenas do assalto ao castelo.

Trata-se de “uma aposta em novas experiências que queremos diversificar todos os anos e que enriquece o evento que conta com o envolvimento de cerca de um milhar de pessoas da comunidade, quer a participar na animação, quer nas tabernas”, sublinhou Humberto Marques.

Com um orçamento a rondar os 200 mil euros, o certame mantém as entradas ao preço do ano passado (sete euros), mas está em curso uma campanha de descontos para quem comprar os ingressos antecipadamente.

“Para dinamizar os produtos da região e envolver o comércio local” a câmara apostou este ano numa campanha de descontos que pode chegar aos 30% para quem apresentar faturas de compras em estabelecimentos do concelho.

A ideia é que, “se o tempo ajudar”, o Mercado Medieval de Óbidos volte a atrair mais de cem mil visitantes, espera a organização.

O evento estará aberto de quinta a domingo até 3 de agosto.

Mercado Medieval de Óbidos