Cultura

Feira Est Art estreia-se no Estoril com 35 galerias

A primeira edição da Est Art Fair – International Contemporary Art Fair abre na quinta-feira e decorrerá durante quatro dias, no Centro de Congressos do Estoril, com a presença de 35 galerias, segundo a organização.

As galerias presentes são estrangeiras, na maioria, grande parte de Espanha e de mais oito países – Brasil, Colômbia, França, Alemanha, México, Reino Unido e Estados Unidos, além de Portugal.

O projeto, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, foi anunciado em maio do ano passado e, no início deste ano, foi divulgado o grupo curatorial da Est Art Fair, composto pelos portugueses Delfim Sardo e Filipa Oliveira, e ainda pelo brasileiro Moacir dos Anjos, curador-geral, em 2010, da Bienal de Arte de São Paulo.

A feira – destinada a especialistas, colecionadores e ao público em geral apreciador de arte – pretende, segundo a organização, realizar-se anualmente, no início de cada mês de julho, no Estoril.

A par das galerias, a programação paralela irá apresentar nove “Solo Projects” de artistas apresentados por galerias, a exposição “Desenhar o Mundo/Drawing the World”, com 18 trabalhos, e ainda uma série de “Art Talks”, com especialistas do mundo da arte.

O desenho será o tema central da feira, este ano, e proposto às galerias participantes “como prática ampla que atravessa os diferentes media da arte contemporânea e configura práticas artísticas flexíveis”.

A Est Art Fair 2014 tem como membros do seu Comité Internacional de Seleção de Galerias, Barbara Thumm (Galerie Barbara Thumm, Berlim, Alemanha), Eduardo Brandão (Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil), Pedro Maisterra (Galeria MaisterraValbuena, Madrid, Espanha), Pedro Oliveira (Galeria Pedro Oliveira, Porto, Portugal) e Vera Cortês (Vera Cortês Art Agency, Lisboa, Portugal).

As galerias participantes são AdHoc Galeria (Vigo), Galerie Air de Paris (Paris), Galerie Barbara Thumm (Berlim), Galeria Belo-Galsterer (Lisboa), Carlos Carvalho – Arte Contemporânea (Lisboa), Casa Triângulo (São Paulo), Galeria Casas Riegner (Bogota), Christopher Grimes Gallery (Santa Monica, EUA), Cristina Guerra Contemporary Art (Lisboa).

Entram ainda a Galería Formato Cómodo (Madrid), a Galeria Fernando Santos (Porto), a Galeria Filomena Soares (Lisboa), a Galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea (Ponta Delgada/Açores), a Galería F2 (Madrid), a Galeria Graça Brandão (Lisboa), a Galerie Gregor Podnar (Berlin) e a Galeria Jaqueline Martins (São Paulo).

João Esteves de Oliveira – Galeria de Arte Moderna e Contemporânea (Lisboa), a Galería Juan Silió (Santander), a Kurimanzutto (Ciudade do México), a KubikGallery (Porto), a MaisterraValbuena (Madrid), a Malborough Contemporary (Londres), a Módulo — Centro Difusor de Arte (Lisboa), a Moises Perez de Albeniz (Madrid), a Nara Roesler (São Paulo), a Galería Nuble (Santander) também fazem parte da lista.

Marcam ainda presença a Galeria Pedro Cera (Lisboa), a Galeria Pedro Oliveira (Porto), a Galeria Presença (Porto), a Galeria Quadrado Azul (Porto), a Galeria Rafael Ortiz (Sevilla), a Schleicher/Lange (Berlim), a Vera Cortês Art Agency (Lisboa) e a Galeria Vermelho (São Paulo).

Na quinta-feira, a abertura é para convidados e, nos dias 11 a 13 de julho, é aberta também ao público em geral, entre as 15h30 e as 21h00.

Festa Est Art