Cultura

Deolinda são cabeça de cartaz no festival Musiques en été

Os Deolinda são cabeça de cartaz de uma noite dedicada à música portuguesa, hoje, no festival de verão “Musiques en été” que decorre em Genebra.

O responsável pela programação das músicas do mundo no festival, Jakob Graaf, convidou os Deolinda, a Tuna Helvética e o acordeonista Eduardo Lopes para fazerem “uma homenagem à comunidade portuguesa”.

Jakob Graaf confessa, à “Lusa”, que ficou viciado na música dos Deolinda: “Há dias que só ouço a música deles (…) e espero que os portugueses venham”.

Este concerto realiza-se no contexto da promoção do novo álbum “Mundo pequenino”, do quarteto composto por Ana Bacalhau (voz), Pedro Silva Martins (guitarra e composição), Zé Pedro Leitão (contrabaixo e piano) e Luís Silva Martins (guitarra clássica, banjolim e sinos).

Os Deolinda, que já tocaram em Lugano e Berna, irão apresentar hoje um alinhamento de temas dos três últimos álbuns para animar o público de Genebra, numa noite em que as condições meteorológicas não serão muito favoráveis para um concerto ao ar livre.

“Isso de animar a malta é connosco (…) será um alinhamento para combater a chuva”, revelou à agência “Lusa” a vocalista Ana Bacalhau da banda que que acumulou várias distinções desde 2008.

O grupo vê “com tristeza” a forte emigração dos jovens portugueses, mas tem “esperança” em Portugal.

Num país que viu crescer fortemente a comunidade portuguesa nestes últimos anos, os Deolinda aparecem como uma lufada de ar fresco tanto para o público nostálgico de Portugal como para os fãs da ‘world music’.

Para o grupo, que irá tocar perante um público em grande parte francófono, a língua portuguesa não é uma barreira, mas uma mais-valia.

“Esta nova geração está a lidar com o que é ser português de uma forma descomplexada, espero que não seja uma moda”, disse a vocalista Ana Bacalhau.

A Tuna Helvética, formada em 2010 em Montreux, suíça, vai completar esta noite portuguesa. Para concluir a noite, o português Eduardo Lopes irá mostrar o seu talento de acordeonista.

Organizado pela cidade de Genebra, “Musique en été” é um festival gratuito que decorre todo o verão em Genebra e oferece quatro palco dedicados à musica clássica, à opera, ao jazz e às músicas do mundo.

Mais de 32 concertos irão ser apresentados nesta 67.ª edição do festival “Musique en été”.

O concerto dos Deolinda irá ter lugar no famoso palco Ella Fitzgerald às 20h30, seguido pela performance da Tuna Helvetica e Eduardo Lopes no palco do Théâtre de l’Orangerie às 22h30.

Deolinda
Deolinda