Cultura

Antiga Estalagem da Feira passa a cenário da Viagem Medieval

A antiga Estalagem da Feira é um dos novos pontos de interesse da 18ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que passa a acolher nesse edifício as reativadas ceias medievais e os camarins dos grupos de animação itinerante.

A recriação histórica que ocupa 33 hectares no centro histórico da cidade arranca esta quinta-feira e, até 10 de agosto, devolve assim ao edifício a dinâmica que o vinha caracterizando até setembro de 2012, quando deixou de funcionar como Escola de Hotelaria e Turismo da Feira.

“À semelhança do que já aconteceu durante o (festival de artes de rua) Imaginarius, fazia todo o sentido envolver este edifício emblemático na realização da Viagem Medieval, até pela sua localização estratégica no recinto”, explicou à “Lusa” Teresa Vieira, administradora da Sociedade de Turismo da Feira.

O imóvel terá sido construído no início do século XX e é propriedade de um privado, o que justificará “a dificuldade em obter informação precisa sobre a sua história”, mas Teresa Vieira garante que esse se adequa perfeitamente ao contexto da recriação.

“A Estalagem está perfeitamente enquadrada, tanto em termos de traça e decoração, como em termo de funcionalidade, já que a sua missão genuína sempre foi a de funcionar como espaço de acolhimento de visitantes”, afirma.

Nos dias 6 e 8 de agosto, o edifício irá assim acomodar duas ceias medievais, cuja realização foi suspensa nas edições de 2012 e 2013 para que o Castelo da Feira ficasse reservado unicamente para os espetáculos encenados no âmbito da área temática em que se converte essa fortificação durante o período da Viagem.

Para a ementa dos novos festins medievais estão anunciados pratos como caldo de aves e viandas, bochechas de porco bísaro em vinho tinto ou espetadas de peixe acompanhadas por legumes, cogumelos e castanhas – devidamente servidos em baixela de estanho e acompanhamentos por animação típica da idade Média.

A lista de sobremesas, por sua vez, integra leite-creme com frutos silvestres, a “incontornável fogaça” local com queijos curados e a mais recente chamoa, lançada na edição de 2013 como bebida oficial do evento.

Nos outros dias da Viagem há possibilidade de se realizarem outras ceias para grupos exclusivos com o mínimo de 50 participantes, mas a principal função da Estalagem será funcionar como espaço de apoio à atividade dos artistas que protagonizam a animação itinerante do recinto.

“O piso superior do edifício funcionará como camarins, para ajudar os grupos de animação na mudança de guarda-roupa e na maquilhagem”, esclarece Teresa Vieira. “A Estalagem está num local determinante do recinto e ter aí essas estruturas vai facilitar muito o trabalho de toda a gente”, realça.

Organizada pela Câmara em parceria com a empresa municipal Feira Viva e a Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval conta em 2014 com 32 áreas temáticas e 135 horas de animação.

No primeiro dia, quinta-feira, o acesso ao recinto é gratuito. Nos restantes, obriga à aquisição de uma entrada diária ou de uma pulseira para usufruto ao longo de todo o evento.

Mercado Medieval de Óbidos