Atualidade

Vítima em acidente de Angélico pede indemnização de 5,7 milhões

A jovem que sobreviveu ao acidente de viação que vitimou Angélico Vieira, em 2011, está a reclamar no Tribunal de Aveiro uma indemnização de 5,7 milhões de euros aos pais do cantor. Na ação, a amiga do cantor diz que o acidente ficou a dever-se a “culpa única e exclusiva do condutor que conduziu em manifesto excesso de velocidade”.

“Apesar do despiste do acidente ter início no rebentamento do pneu esquerdo traseiro do automóvel, não existe nexo de causalidade entre tal facto e o consequente despiste que resultou da conduta do condutor”, lê-se na ação, a que a “Lusa” teve acesso.

Após o acidente, Armanda Leite foi assistida no local pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e foi transportada para o Hospital de Santo António, no Porto em estado bastante grave, com lesões em várias partes do corpo.

A jovem, que era manequim até sofrer o acidente, esteve vários meses em coma e passou um longo período de tratamento, tendo estado internada até ao passado mês de abril num centro de reabilitação a fazer fisioterapia intensiva. Como consequência do acidente, Armanda Leite ficou com “sequelas irreversíveis” e tem as suas capacidades mentais e físicas diminuídas.

De acordo com a ação, a jovem tem necessidade de acompanhamento e ajuda permanente de uma terceira pessoa para fazer tarefas simples como a higiene pessoal, vestir, comer ou ir à casa de banho e nunca mais voltou a estudar.

“Após o acidente, tem passado períodos de isolamento pois não quer falar com ninguém. Sente-se inútil e deprimida”, lê-se no mesmo documento.

A jovem modelo reclama nesta ação 3,2 milhões por danos patrimoniais e um milhão de euros por danos não patrimoniais, além de 500 mil euros, pela dor física e psíquica resultante dos ferimentos e dos tratamentos necessários, e 500 mil euros por dano estético.

O pedido de indemnização contempla ainda o valor de 400 mil euros para a assistência de uma terceira pessoa até final da vida e 25 mil euros para pagar as obras de adaptação que foram realizadas na casa onde reside.

A jovem modelo pede ainda cerca de 66 mil euros para pagar os salários que o pai deixou de receber durante o período em que esteve a prestar-lhe assistência.

Além dos pais do cantor, a ação cível tem como réus o Fundo de Garantia Automóvel e o stand Impocar (de onde saiu a viatura conduzida pelo cantor no dia do acidente).

Armanda Leite era namorada de Hélio Filipe, a primeira vítima mortal do acidente, cujos pais também moveram uma ação a exigir uma indemnização de 236 mil euros, que está a correr termos no Juízo de Grande Instância Cível de Aveiro.

Recorde-se que Angélico Vieira morreu no Hospital de Santo António, no Porto, dias após o acidente que ocorreu na A1, quilómetro 258,909, sentido norte-sul, pelas 03h15 de 25 de junho, provocando também a morte do passageiro Hélio Filipe e ferimentos nas ocupantes Armanda Leite e Hugo Pinto.

As autoridades concluíram que a viatura se despistou na sequência do rebentamento de um pneu, na altura em que o veículo seguia a uma velocidade entre 206,81 e 237,30 quilómetros horários e realçam que Angélico, assim como o outro passageiro da frente, seguiam com cinto de segurança.

Angelico